segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PROJETO - MIRANDO OUTROS RASTROS - III


Estudar a História e a geografia do Estado de Rondônia é uma necessidade impar na compreensão de nosso presente, para isso faz-se necessário ir a busca de um passado não muito distante desta região.
Este projeto apresenta e aborda os elementos marcantes de grupos indígenas que ocuparam este chão e que com a chegada dos primeiros colonizadores, visível ficou de que a área já estava povoada por inúmeras comunidades indígenas. Muitos grupos sucumbiram à presença do colonizador, chegado à extinção.
Este projeto foi idealizado e elaborado no ano 2011, para proporcionar práticas de ensino dinâmico, inovadoras e atualizado, pois pouca é a oportunidade de adquirir conhecimento histórico numa pesquisa de campo, como este que será realizado no Sítio Arqueológico Mirante, no município de Presidente Médici- RO.
Este ano de 2013, traçaremos um caminhar mais restrito ao Museu e em algumas marcas deixadas por estes povos no tocante ao salvamento da peças que estão que os alunos estão trazendo para a escola.
No plano didático, a preocupação principal deste projeto foi a de despertar a curiosidade e a participação dos alunos nas aulas de história e de geografia ,pois” O melhor o tempo esconde, longe, muito longe, mas bem dentro, aqui” ( Caetano Veloso). Nesta ótica as marcas e legado dos povos indígenas neste sítio nos ajudará a entender as transformações promovidas pela natureza sobre a vida dos homens e como estes mudam os ritmos de tempo da natureza, como também a ação dos homens sobre os homens num processo de dominação e subordinação.
É claro que não devemos encarar os estudantes de história e de geografia de Rondônia, como cientistas destas áreas. Mas devemos estimulá-los a perceber diferenças e semelhanças entre os múltiplos sentidos que o passado pode ter em nossa sociedade.
Nesta terceira etapa, daremos continuidade as atividades que ficaram incompletas no ano 2011 e projetamos novas atividades uma vez que objetivamos formar guardiões da memória de um povo ,segundo os vestígios, foram muitos que viveram nestas paragens de Rondônia e na criação de um museu, pequeno que seja possamos passar para outras gerações.
Salientamos a entrada de novos alunos, outras turmas que sairão com conhecimento de sítios arqueológico em nossa região, como também participarão ativamente da coleta de novos objetos, e a entrada de novos educadores que estão assumindo as turmas e as disciplinas, portanto virão nos enriquecer nesta empreitada.
O passado é, portanto, aquilo que não está aquilo que não existe mais, mas sabe-se que um dia existiu.” ( Hobsbawn)
Pretende-se na execução deste projeto levantamos nosso senso observatório para os sítios que temos na região e IN LOCUN fazer nossos registros como também coletarmos aquilo que resta dos vestígios dos povos ceramistas que viveram em nossa região.Além de registros despertar nos envolvidos um outro olhar sobre estes outros rastro da nossa história.
Justificamos o não término das atividades no ano 2011 e 2012, devido a importância da continuidade destas atividades estamos projetando MIRANDO OUTROS RASTRO III.

Clique aqui para ver as fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário