sexta-feira, 30 de novembro de 2012

1º seminário de geoecologia da escola JK



Aconteceu nesta sexta 30/11 pela manhã no auditório do tribunal do júri no prédio do Fórum de Santa Luzia D’Oeste – RO o primeiro seminário de geocologia de EEEFM Jusc. Kubitschek organizado pelos alunos do 3º ano turma “A” turno matutino. O evento foi idealizado pelas professoras de biologia Andréia Pereira da Silva e Geografia Mirian Pereira Suave. O objetivo do seminário foi discutir as mudanças socioespaciais em Rondônia. Durante as apresentações foram discutidos os seguintes temas: economia em Rondônia; urbanização; meio ambiente e por fim a luta pela terra esteve participando do evento e contribuindo com os temas abordados a professora Lurdes Berttiol e o professor Marcio Mateus de Rolim de Moura e os alunos do 3º ano “D” Eduardo, Julisnei e Robson.
Com os avanços das fronteiras agrícolas ocorreram desmatamentos em áreas de florestas, o avanço de desmatamento reduz os espaços das comunidades indígenas, ribeirinhas e também das unidades de conservação.


Diante deste cenário começa a emergir conflitos ambientais onde os movimentos sociais lutam pela divisão da terra e seu melhor aproveitamento.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Governo promove debates sobre inovações na educação

 O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nesta terça-feira (11), encontros para discutir temáticas diversificadas sobre a mesma matriz: trazer inovações e melhorar a educação ofertada pelo Estado.  Os temas estão sendo: o Programa de Formação Continuada dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental para professores e tutores – Pró-Letramento, o curso de formação para professores do programa das classes de aceleração da aprendizagem e o encontro “Refletido sobre a violência nas escolas”.

Para atender a diversidades dos temas, os eventos acontecem simultaneamente no espaço do Rondon Palace, na Capital, com solenidade de abertura única, que teve início às 8horas. Entre os participantes dos encontros, existem representantes de todos os municípios do Rondônia, numa estimativa de mais de 200 pessoas,  dentre as quais se fazem representar o  Ministério Público de Rondônia, o Conselho Estadual da Criança e Adolescente (CONEDCA), a Polícia Militar, entre outros órgãos da sociedade civil que são envolvidos e sensibilizados com as temáticas abordadas.
 
Na fala de abertura, a secretária de Educação, Isabel Luz, fez questão de ressaltar que a Seduc, por meio da sua gerencia de educação, vem implantando e expandido progressivamente seus projetos de melhoria da qualidade do ensino nas escolas em todo o Estado. “A união de esforços do Governo de Rondônia com os servidores da educação tem prevalecido em todo o processo de elaboração das ações e, atualmente, a Seduc já atende com classe de Aceleração da aprendizagem 12 escolas e 190 alunos da rede estadual de ensino”, afirma a secretária.

Sobre o Pró-Letramento, enfatizou ainda que a Seduc vem oferecendo suporte à ação pedagógica dos professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa e matemática, além de propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação.

Com a preocupação de trazer o debate e dentro deles soluções, a equipe técnica multidisciplinar da Seduc vem trabalhando o tema violência dentro das escolas junto às coordenadorias regionais de educação e as escolas, visando preparar e pontuar novas realidades sociais, buscando dar tratamento e apontando soluções sobre a violência no ambiente escolar. “A Seduc observa que deve-se ter um olhar mais universal, principalmente, por aqueles que pensam sobre a educação”, disse Isabel Luz.
 

Fonte: Seduc/GE
Texto: Madalena Marcelino/Ascomv

Seduc amplia sua política de formação de RH

A secretária de estado da Educação, Isabel Luz, anunciou que uma nova política de formação de pessoal está em curso na Seduc e, por meio dela, uma diversificada gama de ações administrativas e complementares será ofertada até 2014 pelo Governo da Cooperação para docentes e não-docentes da rede estadual de ensino.

“Sob a orientação do governador Confúcio Moura, estamos dando musculatura a todo um processo que está culminando na oferta de cursos de pós-graduação (MBA) para técnicos das coordenações regionais, dos núcleos e de departamentos da Seduc; na revitalização do ensino médio com mediação tecnológica; na realização da Feira Literária; na oferta de mestrado na área de História para professores das escolas estaduais; em cursos de inglês e espanhol e intercâmbio; e também em curso de biblioteconomia e arquivologia. Fazemos isso por acreditar que a qualificação profissional é determinante para alcançarmos e mantermos a elevação do nível do ensino, além de propiciar novos horizontes, inclusive salariais, a professores, técnicos e servidores do setor”, apontou a secretária.

Demais servidores

Não somente os professores serão beneficiados pela nova estratégia de qualificação viabilizada pelo Governo da Cooperação por meio da Seduc. Parcela significativa dos quase 30 mil servidores e técnicos da educação, como merendeiros, auxiliares de serviços gerais, servidores administrativos e secretários escolares também será contemplada pela nova política de capacitação da pasta da Educação.

Texto: Carlos Coqueiro (Ascom/Seduc)

Professora de Rondônia é escolhida para intercâmbio de cinco meses nos Estados Unidos

Publicado por: Rolnews.com.br em 20/09/2012 às 18:29:03

Foi publicada na terça-feira (18), a lista com o resultado do Programa Líderes Internacionais em Educação - ILEP 2013. A professora Patrícia Pereira Ferreira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Campos Sales, em São Francisco do Guaporé está entre os seis professores finalistas que irão passar 5 meses estudando em Washington, nos Estados Unidos.
Depois de um longo processo de avaliação que envolveu análise documental; práticas pedagógicas; entrevistas em inglês, via telefone, com a comissão da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília; viagem para Manaus para a  realização do exame de proficiência em língua inglesa, exigido para se estudar em universidades estrangeiras de língua inglesa; análise de todo o material pela equipe brasileira de seleção que lhe permitiu ficar entre os vinte pré-selecionados;  e após uma rigorosa análise do material dos candidatos de toda parte do mundo pelo comitê internacional de seleção do programa, a Embaixada dos Estados Unidos juntamente com o Consed divulgou a relação dos professores selecionados.
O grupo de professores viajará em Janeiro para Washington, para se juntar com um grupo com mais de 70 professores de língua inglesa de todos os continentes. Segundo Patrícia Miranda, o ILEP 2013 será um divisor de águas em sua carreira como professora. “Participar de um programa internacional como o ILEP é um privilégio e uma oportunidade fantástica para qualquer professor de inglês. Serão cinco meses de contato diário com a língua inglesa e também com culturas diferentes, pois seremos um grande grupo, heterogêneo, com professores de todas as partes do globo”, disse Miranda.
“Estarei adquirindo novos conhecimentos, mas essa também será uma oportunidade de levar não somente a cultura brasileira, mas a de Rondônia e, especialmente, a do Vale do Guaporé para o mundo”, finalizou.
ILEP
O Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program) é voltado para professores de língua inglesa que atuam nas escolas públicas e tem como objetivo o aperfeiçoamento no ensino do idioma. O evento é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
O curso tem duração de cinco meses e acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2013, nos Estados Unidos. Durante o programa, os professores participam de treinamento intensivo em metodologias e estratégias de ensino, planejamento de aula, liderança e uso de tecnologias. O curso inclui ainda estágio em uma escola de ensino médio norte americana.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Escolas de Santa Luzia estudam Referencial Curricular de Rondônia.





As Escolas Juscelino Kubitschek, Marechal Rondon e CEEJA Domingos Vona de Santa Luzia, nesta terça 18 de setembro através da ação articulada e orientação da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), reuniu seu corpo técnico para realizar o estudo do Referencial Curricular de Rondônia.
Os técnicos da CRE Rolim de Moura Paulo Afonso Ribeiro Chefe da Seção Pedagógica e os professores coordenadores de áreas Simone e Everaldo Lins trataram sobre a importância do Referencial Curricular em contribuir com a inclusão escolar de toda a população educacional, de propiciar condições de permanência e sucesso na escola, de melhorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem, de fornecer às escolas informações e orientações sobre estratégias pedagógicas atualizadas e de contemplar as especificidades regionais.
O diretor da escola Juscelino Kubitschek ao abrir os trabalhos agradeceu a presença dos técnicos e dos professores presentes e acrescentou que para melhorar a educação e o desempenho no IDEB necessitamos do empenho e a dedicação de todos.











sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Abertura dos Jogos Escolares Internos

Neste 7 de setembro data em que o Brasil comemora sua independência de Portugal a escola Juscelino Kubitschek de Santa Luzia Celebra a abertura dos Jogos escolares Interno com as seguintes modalidades: Futsal, vôlei, queimada, damas e xadrez.
Segundo os profissionais de Educ. Física da escola o principal objetivo e a integração entre as turmas e despertar o espírito esportivo dos alunos.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

11 de maio

No dia 11 de maio de 2012 o município de Santa Luzia comemorou o seu 26ª aniversário de emancipação política aproveitando a data a EEEFM Juscelino Kubitscek relembrou a data e homenageou as mães pela passagem do dia das mães que ocorrerá neste próximo domingo.
durante as apresentções alusivas ao dia das mães os alunos apresentaram varias poesias músicas e peças teatrais, o cantor e compositor Saulo Noronha também homenageou as mães cantando algumas músicas de seu repertório.
O cerimonial ficou por conta do pessoal do laboratório de informática Fernandes e Edglei que depois de participarem de uma ofina de Rádio escola em Rolim de Moura comandaram um jogo de perguntas e respostas sobre o munícipio de Santa Luzia e presenteando a todos que acertavam as respostas. Além dos alunos o diretor da escola sorteou vários brindes para as mães presentes.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Semana da cidadania segundo dia







Nesta terça 24 teve continuidade as homenagens alusivas a semana da cidadania da escola JK pela manhã o tema foi educação no trânstito e estiveran presente para palestrar sobre o trânsito o chefe da CIRETRAN de Santa Luzia o senhor Florentino Honezorge e a responsável pela educação no trânsito desta CIRETRAN a srª Gicele que após falarem das atividades deste órgão no município e tudo sobre direitos e deveres de motoristas e pedestres, gravaram reportagem radiofônica para os alunos do 1º ano "B"  desta escola para ser apresentado pelos mesmos na próxima quinta feira para as demais turmas que não estiveram presentes.
No período vespertino a professora Marizete disse que para falar de cidadania e preciso saber respeitar os direitos uns dos outros, saber cumprir nossas obrigações, respeitar a natureza entre outros, a professora Paula Falou de preconceito e do preconceito sofrido quando pequena na escola em que estudava.

Abertura da semana da cidadania da escola Jusc. Kubitschek


quinta-feira, 19 de abril de 2012


         EEEFM JUSCELINO KUBITSCHEK
         Av. Tancredo Neves, 2221
         Santa Luzia D’Oeste RO
         Telefone: 069 3434 2362
         E-mail: escolajuscelinokubitschek@hotmail.com
     
 PROJETO:

       Educação no trânsito

        Público Alvo: Alunos do turno matutino da EEEFM Juscelino Kubitschek de Santa Luzia D’Oeste

        Responsáveis: Ana Claudia Hemmer de Lima
                              Aline Brasilina Raimundo
                              Raquel Apostolo Klitze
                              Juliana Mara Faria dos Santos
                              Vanessa Vitor de Oliveira
       Professora coordenadora: Vânia Rossi Margioto Augusto
       Coordenador LIE/JK: Fernandes Timoteo Milagre

        Componentes Curriculares: Matemática, Física, língua portuguesa, Artes, Geografia e História.

OBJETIVO GERAL: Ampliar o entendimento dos alunos para o exercício da cidadania nas vias públicas e fazer com que eles levem os conhecimentos adquiridos na escola para dentro de suas casas de forma que esta ação ganhe significado na medida em que a qualidade de suas vidas e da comunidade mude para melhor.


ANÁLISE
A análise do projeto: Educação no trânsito

Justificativa

A maior parte de nossa clientela faz uso dos carros particulares e transportes escolares, os que moram nas proximidades da escola, utilizam as vias públicas para se locomover. Portanto, este projeto vem atender às necessidades da escola e da nova lei que inclui o Trânsito como um dos "Temas Transversais" a ser trabalhado em sala de aula.

Metodologia
Levar os alunos a sala de informática e apresentá-los o software audacity e juntos trabalhar uma oficina para inteirá-los do software.
Visitar os órgãos responsáveis pelo trânsito em Santa Luzia e entrevistar o Chefe do Ciretran, a responsável pela educação de trânsito do CIRETRAN de Santa Luzia e o instrutor de trânsito da CFC Teles de Santa Luzia

Objetivos
Objetivo Específico – Vivenciar a produção de um programa de rádio.
 Elaborar uma pauta da programação de rádio.
 Produzir textos para o programa de rádio.
 Editar informações.
 Selecionar efeitos sonoros.
 Explorar as ferramentas tecnológicas para a produção de programas de rádio.
 Estimular a habilidade de comunicação oral.
 Trabalhar em equipe.
Metas
Gravar programa de rádio no formato reportagem usando o audacity

Cronograma

10/04 - Sugestão do projeto
12/04 - Elaboração do projeto
17/04 - Apresentação do software
22/04 - Oficina em audacity
23/04 - Entrevista com chefe CIRETRAN, Entrevista com a resp. pela Ed. de trânsito (CIRETRAN), Entrevista com instrutor de trânsito (CFC TELES)
24 e 25/04 - Editar programa
26/04 - Socializar trabalho

Recursos:
Computador conectado à Internet e equipado com software de edição de áudio, microfone e caixas acústicas, leitor de CDR, gravador de som com cabo P10/P2 e recursos sonoros, como músicas em MP3 e efeitos sonoros.

Avaliação
 - Faremos uma avaliação de todo o processo e do produto final, coletivamente.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Homenagem da EEEFM Juscelino Kubitschek ao dia Internacional da mulher


A EEEFM Juscelino Kubitschek de Santa Luzia comemorou o dia internacional da mulher com um café da manhã neste 08/03 a todas as funcionárias da educação desta escola, na oportunidade também foram homenageadas as profissionais da educação da EEEF Marechal Rondon e CEEJA Domingos Vona.
A data lembra a luta das mulheres pela garantia de seus direitos e reforça que ainda há muito que se conquistar.

 


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ciclo de Palestras em Alfabetização e Letramento será quarta

Professores e supervisores do ensino fundamental das escolas estaduais pertencentes a Representação de Porto Velho participam na próxima quarta-feira (29), a partir das 7h30, na escola estadual de ensino médio Major Guapindaia, do Ciclo de Palestras em Alfabetização e Letramento.
Rute Alves Carvalho, gerente de Educação da Secretaria de Estado da Educação, explica que o objetivo é de sensibilizar e incentivar a adesão dos profissionais da educação na perspectiva de melhoria da qualidade do ensino, possibilitar a formação continuada para professor alfabetizador e supervisores, lançar a proposta de alfabetizar valorizando a história e a cultura de Rondônia, incentivar as escolas a elaborarem em conjunto com os alfabetizadores e supervisores escolares projetos que oportunizem aos estudantes que porventura não avancem em suas trajetórias em relação à escrita a progredirem nas aprendizagens, conforme determinação do governador Confúcio Moura e que o secretário de Estado da Educação, Júlio Olivar, vem cumprindo à risca.
Como parceiros no ciclo de palestras, Carvalho disse que estarão participando do evento a professora doutora Marli Lúcia Tonatto Zibetti, (Unir), mestre Joelma Sampaio e o professor doutor Hélio Rodrigues da Rocha e as escolas da rede pública estadual de Porto Velho.
O secretário Júlio Olivar participará da abertura do Ciclo, quando falará de ações que visam melhorar os indicadores da qualidade do ensino em cada unidade escolar, haja vista que o governador Confúcio Moura está envidando esforços para que a qualidade seja a bússola norteadora das ações educacionais em seu programa de governo.
Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Abertura solene do ano letivo 2012 Escola JK santa Luzia

Mesmo com as aulas iniciadas nesta quarta(01/02) a equipe gestora juntamente com a eqip pedagogica da EEEFM Juscelino Kubitschek de Santa Luzia promoveu nesta sexta (03/02) a abertura solene do ano letivo de 2012 com o tema "A paz na escola" oportunidade em que no período matutinoas professora Marcia Cecilia Fortunato Marques, Paula Francinete dos Santos, Maria Aparecida Benetti, Claudete Isabel e Marizete Maria Pereira juntamente com alguns alunos bordaram a paz entre os continentes e as diferenças culturais entre os povos buscando assim criar na escola um ambiente saudável e promover a harmonia entre alunos , professores e gestores.

No periodo vespertino houve também esta abertura solene e as professoras Mirian Pereira Suave, Marizete Maria Pereira,Luiza de Marilac S. Sett, Maria Rosangela Coutinho e o professor Eduardo Barros juntamente com alguns alunos compartilharam textos e mensagens promovendo a paz entre os povos e as diferenças culturais.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ano Letivo 2012 EEEFM Juscelino Kubitschek

Teve inicio nesta quarta 01/02/2012 o ano letivo de 2012 da EEEFM Juscelino Kubitschek de Santa Luzia d'Oeste RO. com algumas novidades, por exemplo este ano na escola Jk não terá as séries iniciais do ensino fundamental que foram para a EEF Marechal Rondon e da mesma escola recebeu os alunos das séries finais do ensino fundamental, sendo assim a escola funcionará com 15 turmas no periodo matutino, 14 turmas no período vespertino e 03 turmas no periodo noturno.