sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Governo promove debates sobre inovações na educação

 O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nesta terça-feira (11), encontros para discutir temáticas diversificadas sobre a mesma matriz: trazer inovações e melhorar a educação ofertada pelo Estado.  Os temas estão sendo: o Programa de Formação Continuada dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental para professores e tutores – Pró-Letramento, o curso de formação para professores do programa das classes de aceleração da aprendizagem e o encontro “Refletido sobre a violência nas escolas”.

Para atender a diversidades dos temas, os eventos acontecem simultaneamente no espaço do Rondon Palace, na Capital, com solenidade de abertura única, que teve início às 8horas. Entre os participantes dos encontros, existem representantes de todos os municípios do Rondônia, numa estimativa de mais de 200 pessoas,  dentre as quais se fazem representar o  Ministério Público de Rondônia, o Conselho Estadual da Criança e Adolescente (CONEDCA), a Polícia Militar, entre outros órgãos da sociedade civil que são envolvidos e sensibilizados com as temáticas abordadas.
 
Na fala de abertura, a secretária de Educação, Isabel Luz, fez questão de ressaltar que a Seduc, por meio da sua gerencia de educação, vem implantando e expandido progressivamente seus projetos de melhoria da qualidade do ensino nas escolas em todo o Estado. “A união de esforços do Governo de Rondônia com os servidores da educação tem prevalecido em todo o processo de elaboração das ações e, atualmente, a Seduc já atende com classe de Aceleração da aprendizagem 12 escolas e 190 alunos da rede estadual de ensino”, afirma a secretária.

Sobre o Pró-Letramento, enfatizou ainda que a Seduc vem oferecendo suporte à ação pedagógica dos professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa e matemática, além de propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação.

Com a preocupação de trazer o debate e dentro deles soluções, a equipe técnica multidisciplinar da Seduc vem trabalhando o tema violência dentro das escolas junto às coordenadorias regionais de educação e as escolas, visando preparar e pontuar novas realidades sociais, buscando dar tratamento e apontando soluções sobre a violência no ambiente escolar. “A Seduc observa que deve-se ter um olhar mais universal, principalmente, por aqueles que pensam sobre a educação”, disse Isabel Luz.
 

Fonte: Seduc/GE
Texto: Madalena Marcelino/Ascomv

Nenhum comentário:

Postar um comentário