terça-feira, 24 de abril de 2012

Abertura da semana da cidadania da escola Jusc. Kubitschek




Teve início nesta segunda feira 23 as apresentações dos alunos da escola Juscelino Kubistchek de Santa Luzia enfocando o tema "cidadania" usando a palavra o diretor da escola professor José Nilton de Oliveira falou da importância do tema e que durante esta semana serão debatidos vários temas enfocando a cidadania, por sua vez a professora Márcia fez uma breve reflexão sobre os anos da didatura militar e   chamou a atenção agora para a democracia, falou do medo que temos em nos manifestar publicamente e também do medo em desagradar, a aluna Joaninha usando os microfones disse que durante esta semana muito se fala em cidadania ela espera que tudo isto que se fala durante está semana seja realmente inocluido no dia a dia de cada um e só assim possamos nos libertar dos medos e preconceitos que ainda guardamos. Os alunos do 3º do ensino médio se manisfetaram através de um teatro e também chamaram a atenção para o preconceito a descriminação e a violència contra o menor e a mulher.
Cidadania (do latim, civitas, "cidade") é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade[
Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.
A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.
"A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos."
Juarez Távora - Militar e político brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário