Ao tomar posse, Fátima Cleide garantiu que seu trabalho à frente da comissão se fará em sintonia com os senadores de todos os partidos.
A senadora Fátima Cleide (PT-RO) foi eleita nesta quarta-feira (3), por unanimidade, presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Ela substitui o senador Flávio Arns (PSDB-PR), o qual, ao deixar o PT, precisou abrir mão da presidência da comissão, para que a mesma permanecesse ocupada por um parlamentar petista.
Ao tomar posse, Fátima Cleide garantiu que seu trabalho à frente da comissão se fará em sintonia com os senadores de todos os partidos, em especial com a vice-presidente, Marisa Serrano (PSDB-MS).
Segundo a senadora por Rondônia, será necessário o trabalho conjunto de todos os integrantes da comissão para superar as dificuldades decorrentes do fato de ser 2010 um ano de eleição. Fátima Cleide lembrou que, no final de mês de março, se realizará em Brasília a Conferência Nacional da Educação, onde serão discutidos os desafios do setor, bem como as contribuições que cada segmento da sociedade pode dar à Educação, setor essencial para o crescimento do país.
A senadora lembrou que caberá à conferência elaborar o Plano Nacional da Educação, para consolidar a prioridade que o governo federal tem dado ao setor, como ferramenta para o progresso da sociedade e a inclusão social.
- Como contribuição da Comissão de Educação, vamos buscar aprovar uma legislação que trate a educação como direito dos estudantes e não como uma mercadoria para dar lucro - explicou.
Antes da eleição, Marisa Serrano agradeceu o empenho e a dedicação da equipe de funcionários da CE durante sua interinidade como presidente da comissão e prometeu cooperar com a nova presidente.
- Como educadoras que somos as duas, traçaremos metas para sedimentar as ações positivas que governo e Congresso podem elaborar para os setores de educação e cultura - disse Marisa.
Saudações
Para o senador Cícero Lucena (PSDB-CE), a nova presidente, como educadora, saberá honrar a escolha do PT, que, na proporcionalidade partidária, tem direito à presidência da Comissão de Educação. Ele lembrou que o senador Flávio Arns estava fazendo uma ótima gestão, mas, como mudou de partido, teve que abrir mão do cargo.
Segundo a líder do governo, senadora Ideli Salvatti (PT-SC), a nova presidente terá grande êxito à frente da comissão, principalmente por ser uma educadora. Ideli disse acreditar que Fátima Cleide formará com a vice-presidente uma dupla de educadoras com firmeza na realidade do presente e visão de futuro.
Para o senador Paulo Paim (PT-RS), Flávio Arns realizou um trabalho brilhante durante sua gestão à frente da CE - ao qual Fátima Cleide, como professora e líder sindical, saberá dar continuidade.
Os senadores Augusto Botelho (PT-RR), Roberto Cavalcanti (PRB-PB) e Tião Viana (PT-AC) também louvaram a capacidade da nova presidente da CE e destacaram seu papel como líder sindical no setor da educação, onde buscou promover alianças para lutar pelo setor, especialmente na área técnica. Também o senador José Nery (PSOL-PA) elogiou a escolha de Fátima Cleide dizendo que, como educadora, representa a escolha certa para trabalhar pelo desenvolvimento da educação pública no Brasil.
Laura Fonseca / Agência Senado
Nenhum comentário:
Postar um comentário