segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

RELATÓRIO da semana pedagógica – Ano letivo de 2017



ATIVIDADES REALIZADAS
O ano letivo de dois mil e dezessete na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek teve início no dia primeiro de fevereiro com apresentação dos professores, demais funcionários e a organização da escola.
A Equipe Gestora recepcionou os funcionários, fez a abertura oficial do ano letivo desejando um ano de muita paz, produtividade e comprometimento em todos os setores da escola. O Diretor, professor José Nilton de Oliveira, repassou alguns informes e orientações.
A Diretora Pedagógica, professora Ivanete Ferreira Neves apresentou a lotação dos professores e a distribuição das turmas e turnos; abordou sobre a Portaria nº. 2944/2016-GAB/SEDUC de 28 de setembro de 2016 que trata da Progressão Parcial. Apresentou a relação de alunos retidos que farão a progressão e como ocorrerá o processo na Instituição. Além disso,destacou que a supervisão organizará uma Avaliação Diagnóstica nos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa e Matemática para as turmas dos 6os anos e 9os anos do Ensino Fundamentale 1os anos do Ensino Médio com previsão de ser aplicada entre os dias 06 a 10 de março. Após as orientações,Equipe Gestora distribuiu kits de materiais pedagógicos para os professores.
Em seguida, a supervisora, professora Jaqueline Motter, apresentou uma entrevista em vídeo com o Professor Celso dos Santos Vasconcellos, Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católicade São Paulo, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, responsável pelo Libertad- Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica em que aborda sobre “Gestão em Sala de Aula” elencando pontos importantes dentro da sala de aula para que o ensino/aprendizado ocorra de maneira eficiente. O professor destaca três dimensões que são relevantes para o processo. A primeira, é o trabalho com o conhecimento o docente precisa estar preparado para ministrar sua aula; a outra é a organização da coletividade que tem a ver com a questão da disciplina e a última é a relação interpessoal, Celso destaca que para o bom andamento da sala de aula o professor precisa gerenciar com eficiência essas três dimensões. Após o vídeo, fizemos um momento de reflexão com os professores. 
Dando prosseguimento aos trabalhos, a supervisora, professora Edinalva Firmina dos Santos, abordou sobre o Planejamento das aulas e o Plano de Curso Anual. Os professores foram orientados que deverão elaborar seus planos com Base no Referencial Curricular do Estado de Rondônia, por área de conhecimento e devem incluir em seus planejamentos, durante todo ano letivo, os temas transversais. Fez alguns apontamentos e orientou os docentes quanto a elaboração do plano de aula em Instrumental específico que deverá ser entregue à Coordenação Pedagógica antes da execução para acompanhamento do trabalho docente.
Na tarde do dia primeiro e durante o dia dois de fevereiro, com base nas orientações da supervisão escolar os docentes se reuniram para elaborarem seus planejamentos.
No dia três de fevereiro, iniciamos os trabalhos com as boas vindas da direção que passou alguns informes da secretaria e desejou um bom encontro para todos.
Em seguida, a Equipe Pedagógica apresentou a música “A casa é sua” de Arnaldo Antunes com a finalidade de mostrar a importância e a relevância de cada profissional na construção de um ambiente saudável e harmonioso para que os trabalhos sejam de excelência.
Após um momento de reflexão com a equipe docente foi realizado o estudo da Portaria nº 3345/2016-GAB/SEDUC, de 16 de novembro de 2016 que estabelece o Calendário Escolar oficial para o ano letivo de 2017 e apresentado o Calendário letivo para análise e aprovação.
Dando prosseguimento aos trabalhos a Orientadora Escolar, professora Sara Magalhães, apresentou o vídeo “Caminhando com Tim Tim” que mostra o pequeno Valentim de apenas um ano e cinco meses em uma caminhada diária até a casa de sua avó, o objetivo era fazer uma reflexão se os direitos dos alunos são ou não garantidos em nossa Unidade escolar, através do trabalho pedagógico desenvolvido e a importância de valorizar o percurso realizado durante todo o ano letivo. No vídeo a mãe do menino relata:“Valentim tem me ensinado sobre os caminhos, caminhares e destinos... que o chegar não é mais valioso que a andança, que o encontro é precioso e necessário...”.
Deste modo, iniciamos o processo de avaliação do nosso Projeto Político Pedagógico refletindo sobre a organização da escola, analisando os pontos fortes e os pontos que demandam atenção além das políticas afirmativas para o ano em curso sob a coordenação da professora Diva de Oliveira.
A orientadora, professora Sara Magalhães coordenou a avaliação dos projetos e atividades desenvolvidas no ano de 2016, refletindo sobre os pontos positivos e negativos e as adequações para execução em 2017.
Após a avaliação do PPP e dos projetos organizamos a pauta para a abertura do ano letivo, dia 06 de fevereiro com a seguinte programação:
§  Recepção dos alunos e pais pela direção da escola, destacando os estudantes dos 6os anos que estão chegando na Instituição;
§  Abertura com mensagem de boas vindas e apresentação do tema para o ano letivo de 2017 – “Todos unidos no pacto pela aprendizagem”;
§  Hino de Rondônia;
§  Apresentação dos funcionários por período;
§  Vídeo de abertura do ano letivo apresentado pelo Secretário Estadual de Educação – Florisvaldo Alves da Silva;
§  Mensagem para os alunos com a professora Valceli;
§  Apresentação da Biografia da deputada Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos defensora do Ensino Médio Integral.
§  Abertura do Projeto de leitura: “Todo dia é dia de ler” da Secretaria de Educação em consonância com projeto desenvolvido pela escola “Leitura: passaporte para o mundo” com a supervisora – Jaqueline;
§   Apresentação do conto “Maria Angula” com a professora Leandra;
§  Visita dos ex-alunos para as turmas do Ensino Médio destacando a importância do estudo para vida acadêmica e profissional;
§  Informes gerais com a direção;
A Equipe Gestora agradeceu a todos os participantes e concluiu a reunião solicitando a colaboração e o comprometimento de todos para que tenhamos um bom ano letivo.  


Fotos→

Texto: Ednalva F. dos Santos
           Jaqueline Motter
  Diva de Oliveira Moura
  Sara Magalhães do Valle

Nenhum comentário:

Postar um comentário