quarta-feira, 11 de maio de 2011

25º Aniversário de emancipação política de Santa Luzia do Oeste RO

O histórico conhecido do município de Santa Luzia começou com a expansão dos colonos do Projeto Integrado de Colonização Rolim de Mora em direção ao Vale do Guaporé. No ano de 1978 os colonos, em busca de novas terras, fixaram-se em torno do cruzamento da linha 184 com a linha 45, dando origem a um novo Núcleo Urbano de Apoio Rural, conhecido como Vila Bambu, conforme denominação do INCRA/RO que coordenava os assentamentos na região. A localidade, também chamada de Vila de Bambu pelos primeiros habitantes foi sendo ocupada à medida que se desenvolvia a implantação do PIC Rolim de Moura. Quando a transformação do Território Federal de Rondônia em Estado, em 1982, a Vila de Bambu já somava aproximadamente 1000 domicílios, contando em torno de 5000 habitantes. Contava com escolas rurais, um comércio regular que incluía bares, bazares e uma farmácia. Com a emancipação de Rolim de Moura em 1983, o povoado de Vila de Bambu, através do Decreto nº 1396, de 10 de agosto daquele ano, confirmado pela lei nº 19 de 27 de dezembro do mesmo ano, foi elevado à categoria de distrito do novo município, com o nome de Santa Luzia. O Sr. Catarino Cardoso foi o primeiro administrador de Santa Luzia. Em 11 de maio de 1986, através da lei nº 100, assinada pelo então governador do Estado de Rondônia, Ângelo Angelim, o distrito foi emancipado com o nome de Santa Luzia, com áreas desmembradas dos municípios de Rolim de Moura e Pimenta Bueno. Houve acréscimo da expressão D’Oeste porque já existiam nos Estados da Bahia, Paraíba, Maranhão e Minas Gerais, municípios com o nome semelhante. Em 1987 ocorreu a alteração de sua área territorial através das leis nº 187 e 188 de 22 de dezembro daquele mesmo ano, tendo o município recebido áreas territoriais dos municípios de Alta Floresta D’Oeste e Rolim de Moura. No ano seguinte nova alteração territorial. Através da lei nº 199, de 2 de junho de 1988, o município devolveu parte da área que havia recebido de Pimenta Bueno, quando de sua criação, sendo esta a sua última alteração de área territorial.

Significado do Nome
 A escolha do nome feito pelo então governador do Estado de Rondônia, Cel.Jorge Teixeira de Oliveira, para homenagear a santa protetora dos olhos que o tinha ajudado a curar-se de um problema de visão.

Aniversário da Cidade

11 de maio

Da criação:

O município de Santa Luzia do Oeste foi criado no dia 11 de maio de 1986, através da Lei Estadual nº 100, publicada no Diário Oficial do Estado em 14 de maio de 1986, sendo desmembrado de Rolim de Moura. Após a Emancipação do município, o primeiro administrador foi César Cassol.

Primeiro prefeito

Pedro de Lima Paz fora o primeiro prefeito eleito pelo voto popular, no dia 15 de novembro de 1986, para o biênio de 1987 e 1988, tomando posse no dia 31 de dezembro de 1986. Sendo seu vice-prefeito Armando Marcelino.

Primeiros vereadores

Valdemir Sebastião Constantino, Sebastião Cherubim Barbosa, Licério Geraldo Senn, Anael Ferreira Clara, Alberto Matte, Geovane Pereira Franco, Vilson Bacon Soares, Manoel Procópio de Souza, Luiz Vieira do Nascimento, Sebastião Barros da Silva e Emir Rodrigues

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário