quinta-feira, 30 de abril de 2009

Relatório semana da cidadania

Nesse ano de 2009 a semana da cidadania ocorreu a partir do dia 13 de abril com alunos do Ensino fundamental e médio do período matutino, vespertino e noturno.
No dia 13 de abril ocorreu à abertura da semana da Cidadania, os alunos foram reunidos no pátio, coordenados pelo vice-diretor Israel Cardoso de Oliveira, foi cantado o Hino Nacional brasileiro, em seguida o professor Israel trouxe alguns temas reflexão, sobre o que é cidadania, o que é ser cidadão. A professora Márcia Cecília Fortunato, trouxe para reflexão o aspecto histórico da semana da cidadania, como foi conquistado, o porquê é importante ser trabalhada essa semana, e os temas, ressaltando a importância de se trabalhar esses temas não só durante esse período mais durante o ano inteiro, pois são temas de grande importância no dia-a-dia de todos nós. A professora Maria Aparecida Abreu contribui com a abertura falando sobre ser cidadão, contribuições para se fazer um mundo melhor. No período vespertino a abertura ocorreu como no período matutino, os alunos foram reunidos no pátio, o professor Geraldo Gabliel ressaltou a questão do que é ser patriota. O professor Florentino Ohnezorge falou sobre a questão do respeito, o exercício da cidadania, respeitando limites de cada cidadão e a relação entre direitos e deveres. Contamos também com a professora Mirian Pereira Suave, e os alunos Daniela Monteiro Falcão e Rodrigo Ferreira Barbosa, que falaram sobre atitudes cidadãs. A professora Margareth Maria Pereira coordenadora pedagógica da REN, o representante de ensino Antônio João da Penha, eles contribuíram trazendo para reflexão, sobre ser cidadão, o que é ser cidadão, qual a importância de se trabalhar com a semana da cidadania, ações que realizamos que transforma nossas vidas e a vida de outras pessoas, como o não desperdício de água, jogar lixo no lixeiro e não na rua, etc.
Durante essa semana ocorreram palestras sobre diversos temas, para ter um melhor aproveitamento e compreensão sobre os temas os palestrantes decidiram palestrar no refeitório, para grupos de quatro turmas. Pois assim fica mais fácil para que ocorram questionamentos. Durante todas as palestras foi passada uma caixinha com papeluchos, para que os alunos escrevessem suas dúvidas sobre os temas palestrados.
No dia 14 de abril no período matutino e vespertino ocorreu palestra com o professor de educação física Eduardo Barros, a palestra foi sobre: os distúrbios alimentares, nessa palestra ele falou sobre os principais distúrbios, anorexia, bulimia, obesidade, vigorexia, transtorno de comer compulsivo. Abordou a definição, as causas mais prováveis, os sintomas, as principais formas de tratamento.
A metodologia usada pelo professor foi bem diversificada, usou slides com fotos e ilustrações e vídeos, com o intuito de ajudar em uma melhor compreensão por parte dos os alunos, pois assim prendeu a atenção dos alunos.
No decorrer da palestra a caixinha com os papéis foi passando para que os alunos pudessem escrever suas duvidas em forma de questionamento. Após falar sobre os assuntos o professor Eduardo respondeu as questões levantadas. Algumas das questões, feita pelos alunos nessa palestra segue em anexo.
Nesse dia 14 as turmas do período matutino que participaram da palestra foram os alunos do 6º A, 6º B, 7º A, 7º B; no período vespertino as turmas que participaram dessa palestra foram os alunos do 6º C, 7º C, 7º D e 8º C, após o recreio as turmas que participaram foram os alunos do 8º D, 9º C, 9º D e 1º C. No dia 16 no período matutino, as turmas que participaram das palestras foram os alunos do 8º A, 8º B, 9º A e 9º B. No período vespertino as turmas que participaram da palestra foram os alunos dos 1º D, 2º C, 2º D e 3º B. No dia 23 de abril as turmas que participaram foram a do 1º B, 2° A, 2º B e 3º A. A mesma palestra foi ministrada para alunos do período noturno no dia 15 de abril.
No dia 15 de abril o tema abordado foi sobre o Aborto, que teve como palestrante a enfermeira Tatiane, com o auxilio da Adilene. Os alunos que participaram dessa palestra foram os alunos do Ensino médio do período matutino. No período vespertino e noturno a palestra ocorreu no dia 16 de abril.
De inicio a Enfermeira Tatiane fez o diagnóstico com os alunos sobre o que é aborto, e se são a favor ou contra o aborto. Os alunos escreveram suas opiniões em papéis que foram entregues para eles, após a enfermeira Tatiane leu as opiniões dos alunos.
Após ela começou sua palestra falando sobre o que é aborto, os tipos de aborto, como são feito, as conseqüências de um aborto, o mal que traz para uma mulher. Passou para os alunos a mensagem carta de um bebê para sua mãe. Durante a palestra os alunos escreveram sua duvidas e questionamentos e ao final a enfermeira respondeu a todas as perguntas levantadas pelos alunos.
No dia 17 de abril, ocorreu uma palestra sobre Africanidade o que é cidadania. Esses temas foram abordados pelos alunos Adevania Ribeiro João, Alaide Aparecida Ribeiro, Rosicléia Capelini, Ricardo Martins de Abreu e Amizael Cândido de Carvalho do 2º ano A, coordenados pela professora Márcia Cecília Fortunato. Os alunos do 9º A, 9º B, 1º A, 1º B 2º A, 2º B e 3ºA, do período matutino que participaram da palestra. No período vespertino os palestrantes foram os alunos Rosicléia Capelini, Ricardo Martins de Abreu, participaram da palestra os alunos do 8º C, 8º D 9º C, 9º D, 1º C e 1º D .
De inicio a professora Márcia Fortunato fez uma reflexão sobre o que é ser cidadão, e porque é importante ocorrer à semana da cidadania. Em seguida os alunos cantaram o Hino Nacional brasileiro. Após os alunos falaram sobre as ações que atrapalham o desenvolver da cidadania. Em relação a esse tema foi falado sobre o racismo, seu conceito; o preconceito, as formas de preconceito; falaram sobre personalidades negras que lutaram por seus ideais como Antonieta de Barros, Carolina Maria de Jesus, Nelson Mandela, Zumbi dos Palmares e outros. Também foi falado sobre o individualismo; a falta de respeito com os direitos e o não cumprimento dos deveres; e a violência. Outros tópicos trabalhados foram em relação à preservação do patrimônio público e o analfabetismo. Foram colocadas duas mensagens em vídeo: a primeira com o título Nunca desista e a segunda sobre Negritude e beleza.
Esse debate foi interessante porque os alunos puderam ouvir de seus colegas sobre os negros que fizeram história, por nunca desistir de seus ideais. Assim os alunos puderam ver e ouvir sobre esses personagens e suas lutas, ainda ouviram de seus colegas sobre o que é ser cidadão e as ações que ajudam e/ou prejudicam nossas vidas, como o preconceito, racismo, individualismo e a importância de se preservar patrimônios públicos como, por exemplo, a nossa escola. Com os temas abordados os alunos puderam debater sobre muitos temas e ver a importância de se respeitar às diferenças de cada um, assim como valorizar a beleza negra existente em cada um de nós.
No dia 20 de abril no período matutino com os alunos do 7º A, 8º A, 8º B, 9º A e 9º B. No período vespertino as turmas que participaram foram os alunos do 7º C, 8º C, 8º D, 9º C e 9º D. A palestra abordou o tema da gravidez na adolescência, o qual foi palestrado pela aluna Gislaine Landvoigt Oliveira e o tema Aborto, pela aluna Elizama Menezes de Marcedo, ambas do 2º ano. O trabalho dos alunos foi coordenado e assessorado pela professora Cristiane Bettiol.
A palestra sobre gravidez na adolescência foi discorrido sobre: a definição de adolescência, a realidade brasileira, a visão de meninos e meninas sobre a adolescência. Abriram espaço para o questionamento: porque será que cada vez mais adolescentes estão ficando grávidas? Se ocorre pela falta de conhecimento, a baixa escolaridade, influência da mídia ou colegas, falta de uso de contraceptivos. As maiores dificuldades encontradas pelos adolescentes que engravidam na escola e na família. Para um melhor entendimento passaram um vídeo com depoimentos de meninas e meninos que engravidaram, esses adolescentes relatam as dificuldades que encontraram, as consequências na escola como o abandono, o baixo desempenho; na família, os desaforos; com os amigos a exclusão e perante a sociedade, relataram também as consequências na saúde.
No tema aborto foi discorrido sobre definição, os tipos de aborto, consequências na saúde e na vida. Passaram um vídeo que abordou o tema sobre os tipos de aborto e consequências. No final do tema, passaram uma mensagem. Após falar sobre os dois temas a professora Cristiane Bettiol respondeu as questões que foram escritas pelos alunos no decorrer das palestras.
Nessa palestra deu para perceber que um grande numero de alunos não tinham conhecimentos sobre os assuntos, somente uma pequena percentagem de alunos tinha conhecimento parcial sobre os temas. A nosso ver essa palestra veio de encontro com a curiosidade e a falta de conhecimento dos alunos referente ao tema. Essa palestra propiciou um pouco de informação muito importante para os alunos. Entretanto esse tema é muito importante, faz-se necessário disponibilizar um maior tempo para tratar sobre esses assuntos, pois o numero de questões foi muito grande, e não só sobre esse tema, mas as questões eram voltadas para curiosidades e dúvidas que estavam no pensamento de nossos alunos.
No dia 22 de abril, o tema abordado pela enfermeira Tatiane foi a respeito da Dengue. Essa palestra foi realizada para os alunos do Ensino médio do período matutino. Nessa palestra a enfermeira falou sobre o que é a Dengue, como é transmitida, os quatro tipos de dengue e características de cada tipo. Dando ênfase aos tipos de dengue aparente, clássica e a dengue hemorrágica. Em cada tipo de dengue ela descreveu os sintomas a forma de tratar os sintomas e expôs nos slides fotos chocantes sobre cada tipo de dengue, explicou sobre que esse problema não tem vacina, o melhor meio para combater essa doença é cada um fazer a sua parte na limpeza dos quintais.
Passou informação sobre os cuidados com o lixo, plantas, jardins, caixas d’água, calhas, tonéis, etc. enfatizando que o melhor meio para se proteger é a prevenção. No final respondeu alguns questionamentos, e fizeram à entrega de panfletos explicativos sobre a prevenção da dengue.
Durante essa semana era prevista a palestra sobre pedofilia com os alunos do ensino fundamental e médio em todos os períodos, com o comandante Beto, entretanto ela não ocorreu por causa do não comparecimento do palestrante. A palestra sobre a dengue também estava prevista para os períodos vespertino e noturno, entretanto não ocorreu devido o adiamento solicitado por parte da supervisora Maria Constantino junto ao responsável. Essa palestra poderá ocorrer em outro dia, dependendo da disponibilidade, dos palestrantes.


Florentino Ohnezorge
Supervisor
Maria Madalena da Silva Queiroz
Supervisora
Jossane Perini da Silva
Diretora Escolar
Israel Cardoso de Oliveira
Vice-diretor Escolar

Veja fotos da abertura período matutino

Veja fotos abertura período vespertino

veja fotos palestra aborto

Veja fotos palestra Gravidez matutino

Veja fotos palestra gravides vespertino

Veja fotos Palestra Marcia matutino

Palestra Marcia Vespertino

Um comentário: