quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Porto Velho - RO 99 anos


Em 15 de janeiro de 1873, o Imperador Dom Pedro II assinou o Decreto-Lei nº 5.024, autorizando navios mercantes de todas as nações a subirem o rio Madeira. Em decorrência, foram construídas modernas instalações de atracação em Santo Antônio, que passou a ser denominado Porto Novo.

O porto velho dos militares continuou a ser usado por sua maior segurança, apesar das dificuldades operacionais e da distância até Santo Antônio, ponto inicial da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Percival Farquhar, proprietário da empresa que afinal conseguiu concluir a ferrovia em 1912, desde 1907 usava o velho porto para descarregar materiais para a obra e, quando decidiu que o ponto inicial da ferrovia seria aquele (já na província do Amazonas), tornou-se o verdadeiro fundador da cidade que receberia o nome Porto Velho.
Palácio Getúlio Vargas, sede do Governo de Rondônia.


Tornado município do Amazonas em 2 de outubro de 1914, Porto Velho foi criada por desbravadores por volta de 1907, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

Desde meados do século XIX, nos primeiros movimentos para construir uma ferrovia que possibilitasse superar o trecho encachoeirado do rio Madeira (cerca de 380 km) e dar vazão à borracha produzida na Bolívia e na região de Guajará-Mirim, Santo Antônio do Madeira, província de Mato Grosso, foi a localidade escolhida para construção do porto onde o caucho seria transbordado para os navios, seguindo então para a Europa e os Estados Unidos.

As dificuldades de construção e operação de um porto fluvial, em frente aos rochedos da cachoeira de Santo Antônio, fizeram com que construtores e armadores utilizassem o pequeno porto amazônico localizado 7 km abaixo, em local muito mais favorável.
Emancipações

Tornou-se município em 1914, quando ainda pertencia ao Estado do Amazonas. Em 1943, passou à condição de capital e, juntamente com o município de Guajará-Mirim, passou a constituir o Território Federal do Guaporé, que em 1956 passou a ser denominado Rondônia, vindo a ser elevado à categoria de estado (subdivisão) em 4 de janeiro de 1982.

Escola Juscelino Kubistschek premia as equipes do Projeto Empreendedorismo.





A Escola Estadual Juscelino Kubitschek de Santa Luzia D’Oeste realizou no último dia 28(Sábado) a sétima semana do empreendedorismo. O projeto conta com a participação direta dos alunos a partir do 8° ano do Ensino Fundamental.

Os alunos desenvolvem projetos e produtos que são oferecidos aos convidados e participantes da Feira. E um sistema de pontuação é realizado pelos professores. O objetivo principal da Feira é criar alunos empreendedores, e conscientizar essa geração para não ficar apenas dependendo do serviço público no alvo de suas carreiras. A premiação foi simbólica e foi oferecido uma medalha a cada equipe.



Fonte: www.inforondonia.com.br

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Semana nacional do trânsito



O álcool causa preocupação por ser uma droga legal que causa grandes transtornos para muitas famílias devido ao alcoolismo. Outro fato relevante é que o álcool vem provocando grandes tragédias quando motoristas bêbados pegam seus automóveis e vão dirigir.
Muitos acidentes e muitas mortes provocadas pela combinação álcool x direção. E todos nós sabedores que essa relação é conflituosa e ao mesmo tempo perigosa, milhares de brasileiros atropelados e ate mortos por cidadão a dirigir embriagados seus automóveis.
As turmas do 3º ano do ensino médio da escola JK de Santa Luzia na disciplina de química participaram de uma palestra promovida pelas funcionarias do DETRAN-RO Vanessa e Rosineide que abordaram a respeito da “lei seca” onde é muito importante a conscientização em não dirigir em hipótese alguma sobre o efeito do álcool, mesmo em pequeníssima quantidade. Multas pesadíssimas são impostas aos motoristas infratores.
É importante que todos os cidadãos tenham a noção do perigo da relação álcool x direção e que a “lei seca” possa diminuir os acidentes e tantas tragédias. Os pedestre usarem sempre as faixas de pedestres e ter muito cuidado quando estiver nas ruas e avenidas da cidade.

José de Arimatea
Professor de química
EEEFM Juscelino Kubitschek