segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Feira do empreendedorismo jk 2013


No último sábado, 28 de setembro, a Escola Juscelino Kubitschek abriu seus portões para que toda a comunidade apreciasse a tão esperada feira Empreendedora com produtos comercializados pelos próprios alunos com objetivo de desenvolver-nos mesmos o espírito empreendedor.
A feira foi um sucesso, os pais compareceram e visitantes de outras comunidades compareceram em massa, contamos inclusive com a presença dos Professores do SEBRAE que participaram como jurados.
Aproveitamos o momento para agradecer a parceria que contribuíram de alguma maneira para a realização deste evento. Não poderíamos deixar de também agradecer aos professores, funcionários, alunos e pais pela dedicação com que se envolveram no projeto.
Parabéns a todos os estudantes que realizam um brilhante trabalho!!!
“Um sonho que se sonha só, é somente um sonho. Um sonho que se compartilha é mais fácil de ser realizado”. Foi compartilhando esse sonho e este desejo as idéias foram nascendo e crescendo. A realização da 7ª Feira da Educação Empreendedora só foi possível pela união de todos vocês estudantes dos 8º e 9º Anos, Ensino Médio e professores, que não mediram esforços para organizar um evento desta magnitude.

Muito Obrigada a todos e a todas!!!


Supervisão escolar.


Veja fotos do rondonianews
Fotos escola JK

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Dia nacional do surdo-mudo


No dia 26 de setembro comemoramos o Dia mundial dos Surdos e nós da EEEFM aproveitamos a data para homenagear os alunos Jamiro do 1º ano “C” vespertino e Priscila do 8º ano “D” vespertino (ambos são surdo-mudo) pela força de vontade e determinação e ao mesmo tempo parabenizarmos as professoras Ângela responsável pela sala de recursos e a professora Eunice que é professora de libras ambas empenhadas em trabalhar com os alunos “especiais” no projeto de inclusão.




quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Convite 7ª edição da feira da educação empreendedora da escola JK


A escola Juscelino Kubitschek tem a honra de convidar Você para participar da 7ª Edição da Feira da Educação Empreendedora.
Data: 28 de Setembro de 2013.
Horário: 17h00min.
Local: Pátio da Escola Juscelino Kubitschek.
Sua presença é imprescindível.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Reflexões sobre cenários de mudanças


Lendo uma postagem de Marilei Guazina achei legal a sua colocação e resolvi partilhar sua mensagem por concordar plenamente com o que ela coloca na sua postagem. “As mídias modificam as formas de agir e de pensar de crianças e jovens da atualidade porque estes estão à mercê de informações e “deformações” de inúmeras origens. Ao mesmo tempo em que podem formar opiniões, podem também deformar a educação dada pelos pais e pela escola. A televisão oferece programas, isto é, ideias já formuladas, histórias concluídas, não sendo preciso o telespectador raciocinar para se chegar a um fim. Os jogos, por outro lado, estimulam o raciocínio do jogador, porém a maioria deles, ou os quais as crianças mais gostam, não têm um fundo educativo, não trazem cultura, pelo contrário trazem a ideia de violência e, por serem jogos têm infinitas possibilidades de procedimentos para se ganhar, por isso envolvem, “viciam” o jogador. A internet então, ainda mais envolvente se apresenta, pois além de informações, fontes para conhecimentos e pesquisas, imagens, sons, jogos traz também inúmeras possibilidades de comunicação imediata entre os interligados, não exigindo deles uma correta forma de fala e de escrita.
As implicações dessas mudanças na relação com as gerações anteriores são inúmeras. Por causa das mudanças de comportamentos, grande parte das gerações anteriores vai dizer “modernas e sem-educação” as novas gerações, em contrapartida muitas destas dizem “arcaicas e retrógradas = quadradas” as gerações anteriores. E isto, principalmente nos dias atuais em que a sociedade está cada vez mais informatizada.
Essas mudanças também impactam o cotidiano escolar porque, se quando tínhamos somente os escritos em papéis (livros, enciclopédias etc.) como meios de comunicação e aprendizagem sentíamos dificuldades em fazer os estudantes se concentrarem para que a aprendizagem acontecesse, ainda mais agora que as mídias estão presentes na maioria das casas de nossos estudantes, e não somente nas casas, mas em aparelhos móveis possibilitando estarem interligados 24 horas por dia com imagens animadas. Isto é bom e ruim! Bom porque é possível em todo lugar estarem em contato com o conhecimento, porém a maioria das crianças e adolescentes não faz uso das tecnologias móveis para adquirir cultura e sim para comunicação em linguagem coloquial e contatos em redes sociais e jogos, por isso ruim.”
Marilei Guazina
set/2013

PROJETO - MIRANDO OUTROS RASTROS - III


Estudar a História e a geografia do Estado de Rondônia é uma necessidade impar na compreensão de nosso presente, para isso faz-se necessário ir a busca de um passado não muito distante desta região.
Este projeto apresenta e aborda os elementos marcantes de grupos indígenas que ocuparam este chão e que com a chegada dos primeiros colonizadores, visível ficou de que a área já estava povoada por inúmeras comunidades indígenas. Muitos grupos sucumbiram à presença do colonizador, chegado à extinção.
Este projeto foi idealizado e elaborado no ano 2011, para proporcionar práticas de ensino dinâmico, inovadoras e atualizado, pois pouca é a oportunidade de adquirir conhecimento histórico numa pesquisa de campo, como este que será realizado no Sítio Arqueológico Mirante, no município de Presidente Médici- RO.
Este ano de 2013, traçaremos um caminhar mais restrito ao Museu e em algumas marcas deixadas por estes povos no tocante ao salvamento da peças que estão que os alunos estão trazendo para a escola.
No plano didático, a preocupação principal deste projeto foi a de despertar a curiosidade e a participação dos alunos nas aulas de história e de geografia ,pois” O melhor o tempo esconde, longe, muito longe, mas bem dentro, aqui” ( Caetano Veloso). Nesta ótica as marcas e legado dos povos indígenas neste sítio nos ajudará a entender as transformações promovidas pela natureza sobre a vida dos homens e como estes mudam os ritmos de tempo da natureza, como também a ação dos homens sobre os homens num processo de dominação e subordinação.
É claro que não devemos encarar os estudantes de história e de geografia de Rondônia, como cientistas destas áreas. Mas devemos estimulá-los a perceber diferenças e semelhanças entre os múltiplos sentidos que o passado pode ter em nossa sociedade.
Nesta terceira etapa, daremos continuidade as atividades que ficaram incompletas no ano 2011 e projetamos novas atividades uma vez que objetivamos formar guardiões da memória de um povo ,segundo os vestígios, foram muitos que viveram nestas paragens de Rondônia e na criação de um museu, pequeno que seja possamos passar para outras gerações.
Salientamos a entrada de novos alunos, outras turmas que sairão com conhecimento de sítios arqueológico em nossa região, como também participarão ativamente da coleta de novos objetos, e a entrada de novos educadores que estão assumindo as turmas e as disciplinas, portanto virão nos enriquecer nesta empreitada.
O passado é, portanto, aquilo que não está aquilo que não existe mais, mas sabe-se que um dia existiu.” ( Hobsbawn)
Pretende-se na execução deste projeto levantamos nosso senso observatório para os sítios que temos na região e IN LOCUN fazer nossos registros como também coletarmos aquilo que resta dos vestígios dos povos ceramistas que viveram em nossa região.Além de registros despertar nos envolvidos um outro olhar sobre estes outros rastro da nossa história.
Justificamos o não término das atividades no ano 2011 e 2012, devido a importância da continuidade destas atividades estamos projetando MIRANDO OUTROS RASTRO III.

Clique aqui para ver as fotos

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

EDITAL Nº 001-/2013


EDITAL Nº 001-/2013
AVISO DE LICITAÇÃO
CONSELHO ESCOLAR: JOSÉ MARIANO DE AZEVEDO


O CONSELHO ESCOLAR: JOSÉ MARIANO DE AZEVEDO da ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JUSCELINO KUBITSCHEK DE SANTA LUZIA D’OESTE, através de sua comissão de licitação, em interveniência da SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA, comunica as empresas devidamente regularizadas oficialmente em Lei, que receberá até o dia 01 de outubro de 2013, às 10:00 horas, no endereço, sito a na Avenida Tancredo Neves, nº 2221, Bairro Centro, CEP: 76.950-000, Tel. (69) 3434 2362 / 84190906, Santa Luzia D’Oeste – Rondônia, a proposta de preços do PDDE - Programa Ensino Médio Inovador- PROEMI, para aquisição de material de papelaria e afins, para o período fixado em Planilha de Especificação e Quantitativos – PEQ, Anexo V.
OBJETIVO: A presente licitação tem por objetivo a aquisição de material de papelaria e afins para atender as necessidades elencadas nos projetos aprovados à Escola pública Estadual de Ensino Fundamental Regular (1), Ensino Médio Regular (2), de , Santa Luzia D’Oeste, cito: EEEFM. JUSCELINO KUBITSCHEK, O Certame será definido pelo critério de MENOR PREÇO POR ITEM, sendo descritivo órgão participante no Anexo I deste Edital.
O valor da Proposta R$ 17.463,00 (Dezessete mil quatrocentos e sessenta e três reais). A Planilha de Especificação e Quantitativos – PEQ, dos materiais a serem adquiridos poderão ser retiradas pelas empresas interessadas, podendo participar somente as empresas que se enquadrem conforme Lei nº 8.666 de 21 de julho de 1993, e alterações, Decreto n.º 3.931, de 19 de setembro de 2001, alterado pelo de n.º 4.342, de 23 de agosto de 2002 e demais normas legais aplicáveis, que fará realizar licitação na modalidade CARTA CONVITE para aquisição de material de papelaria e afins da E.E.E.F.M JUSCELINO KUBITSCHEK, conforme condições e especificações constantes das cláusulas abaixo e dos Anexos V.
A Comissão de Licitação reserva-se ao direito de seu exclusivo critério aceitar a proposta que lhe parece mais vantajosa para a Escola, ou recusar todas sem que caiba aos proponentes qualquer direito a reclamar. O início para entrega das mercadorias será imediatamente após o recebimento da Ordem de Compra “Termo de Homologação”, expedida pela comissão de compra da escola, sendo a mesma poderá ser retirada em um todo ou então no prazo de fornecimento em que o termino da quantidade adquirida deverá ser adquirida até o dia 20 de outubro de 2013.

1. DA PARTICIPAÇÃO
Poderá participar desta licitação, pessoa jurídica, legalmente habilitada no certame.
1.1 Proposta: Para tanto, os interessados deverão apresentar suas propostas em envelope lacrado, os quais deverão conter os seguintes documentos:
 Envelope (2)
Envelope identificado da empresa deve conter: Carta convite, Proposta Comercial (assinada E carimbada). o A proposta comercial deverá ser entregue de forma legível em uma via, sem emendas ou rasuras, contendo preço(s) unitário(s) e total(is) propostos em moeda corrente do país.

 Envelope (1)
O envelope identificado da empresa deve conter: Documentação de Habilitação
Certidão de negativa de débito junto ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS;
Certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS;
Certificado de negativa de débitos trabalhista – CNDT;
Certidão negativa de débitos relativos a tributos Federais – Receita Federal;
Certidão negativa de débitos relativos a tributos Estaduais - Receita Estadual;
Certidão negativa de débitos relativos a tributos Municipais - Receita Municipal.

1.1.1 Deverão ser entregues lacrados à Comissão de Licitação conforme endereço, dia e horário especificados abaixo:
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek, sala de Prestação de Contas localizada na Escola Juscelino Kubitschek na Avenida Tancredo Neves, nº 2221, Bairro Centro, CEP: 76.950-000, Tel. (69) 3434-2362 / 8419-0906 / 8414-5739, Santa Luzia D’Oeste – Rondônia.
Data: 01/10/2013 - Recebimento dos envelope 13:00 a 14:00 Horas
Abertura do envelope (2) verificação das habilitações das: 14:00 às 15:00 horas
Abertura do envelope (1) com Proposta Comercial das: 15:00 às 16:00 horas.

2 ANÁLISE E JULGAMENTO DA PROPOSTA
2.1 – Será escolhida para o fornecimento do(s) material(ais), a empresa que ofertar o menor preço por item, desde que apresente toda documentação solicitada neste edital..

3 DOS RECURSOS
3.1 – Caberá a comissão de licitação as decisões de habilitação e de julgamento do descumprimento dos atos disposto no edital.
3.2 – O recurso, contendo fundamentação clara e sucinta, será dirigido ao presidente da comissão de licitação, a quem competirá decidir, justificadamente, no prazo máximo de três dias úteis.
3.3 – Da decisão prevista no item anterior caberá recurso ao presidente da Comissão de licitação, que poderá ser interposto até o primeiro dia útil subsequente à comunicação aos licitantes da decisão da comissão de licitação.
3.4 – Os recursos previstos têm efeito suspensivo.

4 CONDIÇÕES DE ENTREGA
4.1– As mercadorias adquiridas através deste edital deverão ser entregues pela empresa vencedora na sede da escola, no(s) seguinte(s) prazo(s): 15 (quinze) dias, a partir da homologação certame.
5 FORMA DE PAGAMENTO
5.1– Para as aquisições com entrega, o pagamento será feito no ato da entrega da mercadoria, mediante apresentação de documento fiscal e certidões negativas exigidas.
6 DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1 – Não poderão se habilitar em licitações pessoas físicas que tenham vínculo com o serviço público de qualquer ente federativo, bem como pessoas jurídicas que tenham como administrador servidor público, quando os recursos destinados à contratação forem de origem pública.
6.2 - AS (OS) PROPONENTES serão responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.
6.3 - NÃO HAVENDO EXPEDIENTE ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário e local anteriormente estabelecido, desde que não haja comunicação em contrário por parte da Comissão de Licitação.
6.4 - NO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS, a Comissão de Licitação poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, registrando tudo na ata de recebimento e julgamento das propostas.
6.5 - QUALQUER SOLICITAÇÃO de esclarecimento em relação a eventuais dúvidas na interpretação do presente Edital e seus Anexos deverá ser encaminhada por escrito, à Comissão de Licitação, no seguinte endereço: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek, localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 2221, Bairro Centro, CEP: 76.950-000, Tel. (69) 3434-2362 / 8419-0906, Santa Luzia D’Oeste – Rondônia.
6.6 - O EDITAL E SEUS ANEXOS PODERÃO ser lidos nos murais da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek e no site: inforondonia e jklieblogspot.com /, da localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 2221, Bairro Centro, CEP: 76.950-000, Tel. (69) 3434 2362 / 84190906, Santa Luzia D’Oeste – Rondônia, à disposição dos interessado em horário de expediente normal.
6.7 – PARA DIRIMIR QUAISQUER DÚVIDAS ou controvérsias oriundas desta licitação, que não puderem ser solucionadas administrativamente, é competente o fórum da comarca de Santa Luzia D’Oeste – Rondônia.



Santa Luzia D’Oeste, 16 de setembro de 2013.




________________________
JOSÉ NILTON DE OLIVEIRA

EDITAL Nº 002-/2013



EDITAL Nº 002-/2013



AVISO DE LICITAÇÃO
CONSELHO ESCOLAR: JOSÉ MARIANO DE AZEVEDO


O CONSELHO ESCOLAR: JOSÉ MARIANO DE AZEVEDO da ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JUSCELINO KUBITSCHEK DE SANTA LUZIA D’OESTE, através de sua comissão de licitação, em interveniência da SECRETÁRIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA, comunica as empresas devidamente regularizadas oficialmente em Lei, que receberá até o dia 02 de outubro de 2013, às 10:00 horas, no endereço, sito a na Avenida Tancredo Neves, nº 2221, Bairro Centro, CEP: 76.950-000, Tel. (69) 3434 2362 / 84190906, Santa Luzia D’Oeste – Rondônia, a proposta de preços do PDDE - Programa Ensino Médio Inovador- PROEMI, para aquisição de material de Eletrodomésticos, Informática e afins, para o período fixado em Planilha de Especificação e Quantitativos – PEQ, Anexo V.
OBJETIVO: A presente licitação tem por objetivo a aquisição de material de Eletrodomésticos, Informática e afins para atender as necessidades elencadas nos projetos aprovados à Escola pública Estadual de Ensino Fundamental Regular (1), Ensino Médio Regular (2), de , Santa Luzia D’Oeste, cito: EEEFM. JUSCELINO KUBITSCHEK, O Certame será definido pelo critério de MENOR PREÇO POR ITEM, sendo descritivo órgão participante no Anexo I deste Edital.
O valor da Proposta R$ 24.645,00 (Vinte e quatro mil seiscentos e quarenta e cinco reais). A Planilha de Especificação e Quantitativos – PEQ, dos materiais a serem adquiridos poderão ser retiradas pelas empresas interessadas, podendo participar somente as empresas que se enquadrem conforme Lei nº 8.666 de 21 de julho de 1993, e alterações, Decreto n.º 3.931, de 19 de setembro de 2001, alterado pelo de n.º 4.342, de 23 de agosto de 2002 e demais normas legais aplicáveis, que fará realizar licitação na modalidade CARTA CONVITE para aquisição de material de papelaria e afins da E.E.E.F.M JUSCELINO KUBITSCHEK, conforme condições e especificações constantes das cláusulas abaixo e dos Anexos V.
A Comissão de Licitação reserva-se ao direito de seu exclusivo critério aceitar a proposta que lhe parece mais vantajosa para a Escola, ou recusar todas sem que caiba aos proponentes qualquer direito a reclamar. O início para entrega das mercadorias será imediatamente após o recebimento da Ordem de Compra “Termo de Homologação”, expedida pela comissão de compra da escola, sendo a mesma poderá ser retirada em um todo ou então no prazo de fornecimento em que o termino da quantidade adquirida deverá ser adquirida até o dia 20 de outubro de 2013.

1. DA PARTICIPAÇÃO
Poderá participar desta licitação, pessoa jurídica, legalmente habilitada no certame.
1.1 Proposta: Para tanto, os interessados deverão apresentar suas propostas em envelope lacrado, os quais deverão conter os seguintes documentos:
 Envelope (2)
Envelope identificado da empresa deve conter: Carta convite, Proposta Comercial (assinada E carimbada). o A proposta comercial deverá ser entregue de forma legível em uma via, sem emendas ou rasuras, contendo preço(s) unitário(s) e total(is) propostos em moeda corrente do país.
 Envelope (1)
O envelope identificado da empresa deve conter: Documentação de Habilitação
Certidão de negativa de débito junto ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS;
Certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS;
Certificado de negativa de débitos trabalhista – CNDT;
Certidão negativa de débitos relativos a tributos Federais – Receita Federal;
Certidão negativa de débitos relativos a tributos Estaduais - Receita Estadual;
Certidão negativa de débitos relativos a tributos Municipais - Receita Municipal.

1.1.1 Deverão ser entregues lacrados à Comissão de Licitação conforme endereço, dia e horário especificados abaixo:
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek, sala de Prestação de Contas localizada na Escola Juscelino Kubitschek na Avenida Tancredo Neves, nº 2221, Bairro Centro, CEP: 76.950-000, Tel. (69) 3434-2362 / 8419-0906 / 8414-5739, Santa Luzia D’Oeste – Rondônia.
Data: 02/10/2013 - Recebimento dos envelope 13:00 a 14:00 Horas
Abertura do envelope (2) verificação das habilitações das: 14:00 às 15:00 horas
Abertura do envelope (1) com Proposta Comercial das: 15:00 às 16:00 horas.

2 ANÁLISE E JULGAMENTO DA PROPOSTA
2.1 – Será escolhida para o fornecimento do(s) material(ais), a empresa que ofertar o menor preço por item, desde que apresente toda documentação solicitada neste edital..

3 DOS RECURSOS
3.1 – Caberá a comissão de licitação as decisões de habilitação e de julgamento do descumprimento dos atos disposto no edital.
3.2 – O recurso, contendo fundamentação clara e sucinta, será dirigido ao presidente da comissão de licitação, a quem competirá decidir, justificadamente, no prazo máximo de três dias úteis.
3.3 – Da decisão prevista no item anterior caberá recurso ao presidente da Comissão de licitação, que poderá ser interposto até o primeiro dia útil subsequente à comunicação aos licitantes da decisão da comissão de licitação.
3.4 – Os recursos previstos têm efeito suspensivo.

4 CONDIÇÕES DE ENTREGA
4.1– As mercadorias adquiridas através deste edital deverão ser entregues pela empresa vencedora na sede da escola, no(s) seguinte(s) prazo(s): 15 (quinze) dias, a partir da homologação certame.
5 FORMA DE PAGAMENTO
5.1– Para as aquisições com entrega, o pagamento será feito no ato da entrega da mercadoria, mediante apresentação de documento fiscal e certidões negativas exigidas.
6 DISPOSIÇÕES GERAIS
6.1 – Não poderão se habilitar em licitações pessoas físicas que tenham vínculo com o serviço público de qualquer ente federativo, bem como pessoas jurídicas que tenham como administrador servidor público, quando os recursos destinados à contratação forem de origem pública.
6.2 - AS (OS) PROPONENTES serão responsáveis pela fidelidade e legitimidade das informações e dos documentos apresentados em qualquer fase da licitação.
6.3 - NÃO HAVENDO EXPEDIENTE ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subsequente, no mesmo horário e local anteriormente estabelecido, desde que não haja comunicação em contrário por parte da Comissão de Licitação.
6.4 - NO JULGAMENTO DAS PROPOSTAS, a Comissão de Licitação poderá sanar erros ou falhas que não alterem a substância das propostas, dos documentos e sua validade jurídica, registrando tudo na ata de recebimento e julgamento das propostas.
6.5 - QUALQUER SOLICITAÇÃO de esclarecimento em relação a eventuais dúvidas na interpretação do presente Edital e seus Anexos deverá ser encaminhada por escrito, à Comissão de Licitação, no seguinte endereço: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek, localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 2221, Bairro Centro, CEP: 76.950-000, Tel. (69) 3434-2362 / 8419-0906, Santa Luzia D’Oeste – Rondônia.
6.6 - O EDITAL E SEUS ANEXOS PODERÃO ser lidos nos murais da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Juscelino Kubitschek e no site: inforondonia e jklieblogspot.com /, da localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 2221, Bairro Centro, CEP: 76.950-000, Tel. (69) 3434 2362 / 84190906, Santa Luzia D’Oeste – Rondônia, à disposição dos interessado em horário de expediente normal.
6.7 – PARA DIRIMIR QUAISQUER DÚVIDAS ou controvérsias oriundas desta licitação, que não puderem ser solucionadas administrativamente, é competente o fórum da comarca de Santa Luzia D’Oeste – Rondônia.



Santa Luzia D’Oeste, 17 de setembro de 2013.



_______________________
JOSÉ NILTON DE OLIVEIRA

domingo, 15 de setembro de 2013

Escola Jk de Santa Luzia discute seu PIPE


O Governo de Rondônia traçou novos caminhos para mudar a cara da educação, assumindo alguns compromissos que visão a melhoria da qualidade da educação com efetivo acompanhamento dos indicadores de desempenho; implantação da Gestão Democrática nas escolas com eleição para diretores e vice-diretores; ampliação da oferta de educação integral por meio de programas que favoreçam a permanência e o êxito escolar, dentre outras metas importantes. Para isso a secretaria de estado da educação mobilizou as escolas estaduais para juntas construírem os seus planos de intervenção pedagógicos com a finalidade de melhorar o desempenho nas avaliações de larga escala (Prova Brasil, SAERO e ENEM) por serem importantes para análise, reflexão e tomadas de decisões.
Experiências comprovam que o trabalho em conjunto possibilita repensar o fazer pedagógico para atingir melhores resultados, neste sentido os professores e a equipe pedagógica da EEEFM Juscelino Kubitschek estiveram reunidos neste sábado dia 14/09 para juntos elaborarem o Plano de Intervenção Pedagógico da Escola (PIPE)visando um melhor desempenho dos estudantes para as próximas edições.



Jaqueline Motter
Supervisora

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Território Federal do Guaporé – 70 anos depois – Por Ruzel Costa


A criação dos Territórios Federais em 13 de setembro de 1943, estava entre as metas do Governo de Getúlio Vargas, entre elas a pretensão de incentivar a ocupação na Amazônia, firmando sua política nacionalista. Vargas então lança a Campanha Marcha para o Oeste em agosto de 1940, com a finalidade de sensibilizar a sociedade a apoiar suas ações de ocupar, dominar e integrar, assim povoando e controlando as regiões desabitadas no interior do país. Vargas argumentava “ o verdadeiro sentido de brasilidade é o rumo ao Oeste”.

A atuação do paraense Aluízio Pinheiro Ferreira, influente político e uma das maiores autoridades da região, que além de controlar as ações governamentais, foi também o grande incentivador para a criação do Território Federal. Outro fator favorável a sua criação, foi a eclosão da 2ª Guerra Mundial que daria início ao Segundo Ciclo da Borracha, propiciando o desenvolvimento econômico e populacional da Amazônia. A ocupação japonesa na Região do Sudeste Asiático, reabriu a necessidade de produção e comercialização da borracha na Amazônia visando o mercado externo. Para assegurar a produção e o abastecimento da borracha Brasil e Estados Unidos assinaram em outubro de 1941 o Tratado de Washington através do qual o governo estadunidense obteve autorização para instalar bases militares em alguns pontos do litoral brasileiro. Em agosto de 1942 o Tratado de Washington, sofreu um aditamento , isto é, acréscimo ao contrato transformando a Amazônia em “Zona de Guerra”, reativando a produção da borracha em larga escala, e como consequência ocorreu um novo processo de ocupação na região, agora com os chamados Soldados da Borrecha.

DECRETO-LEI Nº 5.813 - DE 14 DE SETEMBRO DE 1943 - PUB. CLBR 1943
Aprova o acordo relativo ao recrutamento, encaminhamento e colocação de trabalhadores para a Amazônia, e dá outras providências.
Art. 1º Fica aprovado o Acordo sobre recrutamento, encaminhamento e colocação de trabalhadores para a Amazônia celebrado pelo Coordenador da Mobilização Econômica e pelo Presidente da Comissão de Controle dos Acordos de Washington com a Rubber Development Corporation em 6 de setembro de 1943.
Art. 5º O presente decreto-lei entra em vigor na data de sua publicação.

Não podemos deixar de mencionar a visita do Presidente Getúlio Vargas a Porto Velho (na época Amazonas) a convite de Aluízio Ferreira então diretor da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. Sua permanência seria de apenas 3 horas, mas durou três dias e ocorreu entre 11 a 13 de outubro de 1940.

O presidente foi recepcionado na atual Avenida 7 de Setembro com desfiles de estudantes e militares, além de centenas de moradores. Após a recepção comentou:

“ISTO AQUI JÁ É UM TERRITÓRIO”.

Em matéria publicada pelo Jornal Alto Madeira em 1983, Esron de Menezes (1914-2009), escreveu... Foi no palanque, depois de assistir o desfile dos operários que Getúlio, num rápido improviso pronunciou a frase que é um marco de sua passagem:

“EM PORTO VELHO, CADA SOLDADO É UM OPERÁRIO E CADA OPERÁRIO UM SOLDADO COM O OBJETIVO COMUM DE TRABALHAR PELO ENGRANDECIMENTO DA PÁTRIA”

Segundo Pontes Pinto na obra Território Federal do Guaporé p.159 “ A permanência do Presidente da República em Porto Velho serviu para assentar as bases da criação de um Território Federal nas áreas dos municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim...” Motivado, convencido e por questões estratégicas - proteção das fronteiras Getúlio Vargas criava os Territórios Federais, quase três anos depois:

Decreto Lei N° 5812 de 13 de Setembro de 1943

Cria os Territórios Federais do Amapá, de Rio Branco, do Guaporé, de Ponta Porã e do Iguaçu.
O Presidente da República usando da atribuição que lhe confere o art. 180° e nos termos do art. 6o da Constituição decreta:
Art.. 1o - São criados, com partes desmembradas dos Estados do Pará, do Amazonas, de Mato Grosso, do Paraná e de Santa Catarina, os Territórios Federais do Amapá, do Rio Branco, do Guaporé, de Ponta Porã e do Iguaçu.

GETÚLIO VARGAS

Pelo Decreto-Lei 5839 de 21 de setembro de 1943 o Território Federal do Guaporé foi dividido em quatro municípios: Lábrea, Porto Velho, Alto Madeira e Guajará-Mirim, mas pelo Decreto-Lei 7470 de 17 de abril de 1945 o município de Porto Velho e Guajará-Mirim passariam a fazer parte como os dois únicos municípios do Território Federal do Guaporé.

Para governar o recém-criado Território Federal foi nomeado, como já era esperado o Major Aluízio Pinheiro Ferreira. Sua posse ocorreu em 24 de novembro na capital Rio de Janeiro, mas a instalação efetiva do Território deu-se em 29 de janeiro de 1944, quando o primeiro governador assume o cargo.

A escolha do nome

Pontes Pinto na obra Território Federal do Guaporé p.162 “ Dizia Aluízio Ferreira, nos seus insistentes apelos para a criação de um Território Federal no sertão onde atuava, que entre os três nomes sugeridos para sua denominação (Mamoré, Guaporé e Rondônia), o nome de maior aceitação nos órgaos governamentais que tratavam desses assuntos era Rondônia, mais ao ter ciência dessa homenagem que lhe seria prestada, o general Rondon recusou-se a aceitá-la. A criação do Território Federal com a designação de Guaporé foi efetuada, então pelo Governo Federal...”
O nome é uma referência ao rio Guaporé que divide o Brasil da Bolívia.

Significado do nom

Do tupi wa "campo" e poré "catarata", isto é, "cachoeira do campo, rio campestre".

Mudança do nome
O nome Rondônia não foi esquecido, e por meio de Joaquim Vicente Rondon, sobrinho de Cândido Mariano da Silva Rondon e segundo governador do Território do Guaporé, depois eleito deputado federal (1955-1959), propôs à Câmara, através do deputado Áureo de Melo, nascido em Santo Antônio do Madeira, antes Mato Grosso a mudança do nome de Guaporé para Território Federal de Rondônia.

Em 17 de fevereiro de 1956, o Território Federal do Guaporé muda a denominação.

Lei No 2731 de 17 de Fevereiro de 1956

Muda a denominação do Território Federal do Guaporé para Território Federal de Rondônia. O Presidente da República:
Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:
Art. 1.o – É mudada a denominação do Território Federal do Guaporé para Território Federal de Rondônia.
Art. 2.o – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 1956, 135.o da Independência e 63.o da República.
Juscelino Kubitschek


Ads not by this site

Candido Mariano da Silva Rondon – o homenageado, nasceu no estado do Mato Grosso (1865-1958)

Governadores do Território Federal do Guaporé

Aluízio Pinheiro Ferreira 11-1943/ 02-1946
Joaquim Vicente Rondon 02-1946 / 10-1947
Frederico Trotta 10-1947 / 06-1948
Joaquim Araújo Lima 06-1948 / 02-1951
Petrônio Barcelos 02-1951 / 02-1952
Jesus BurlamaquiHosanah 02-1952 / 11-1953
Ênio dos Santos Pinheiro 11-1953 / 09-1954
Paulo Nunes Leal 09-1954 / 04-1955
José Ribamar de Miranda 04-1955 / 10-1956

Pelo Decreto Lei N° 41 de 22 de dezembro de 1981, sancionada pelo Presidente da República João Batista de Oliveira Figueiredo, foi criado o estado de Rondônia e insta- lado em 04 de janeiro de 1982. Transformado em estado seu primeiro governador foi Jorge Teixeira de Oliveira, que assumiu oficialmente o cargo em 04 de janeiro, sendo exonerado em maio de 1985. A primeira eleição direita para o Poder Executivo ocorreu em 15 de novembro de 1986, vencida pelo goiano Jerônimo Garcia de Santana, empossado em 15 de março de 1987.

Chegamos aos 70 anos da Criação do Território Federal do Guaporé, hoje estado de Rondônia, tão belo quando rico (destaque nacional na agricultura, na pecuária, no comércio, no processo industrial, na geração de energia e nas belas paisagens), mas muito, muito maltratado politicamente.
Vem a questão até quando? Até quando?

O texto é dedicado aos recém-rondonienses, nascidos nessa majestosa terra, em especial a Pedro Gusmão Costa, que essa nova geração possa contribuir para o crescimento socioeconômico e honrar o nome do nosso estado de Rondônia.

Ruzel Costa Professor da Rede Estadual de Ensino Escola Madeira-Mamoré, Faculdade Faro, Colégio Objetivo e Interação Cursos e Colégio em Porto Velho - RO.

Fonte: Ruzel Costa

Autor: Ruzel Costa

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Dia da Independência do Brasil


O feriado de sete de setembro comemora a independência do Brasil e por isso é um dos feriados nacionais mais importantes do país. Embora a história oficial marque o dia 7 de setembro de 1822 como o dia da independência, alguns historiadores modernos sugerem que o processo da começou muito antes, tendo como um dos primeiros e principais detonadores a fuga da família real portuguesa ao Brasil em 1808, como conseqüência da Guerra Peninsular.
Com o comando do reino português sendo transferido para o Brasil, houve uma espécie de inversão metropolitana, pois, na prática, o Brasil deixava de ser uma mera colônia e passava a exercer plenamente as funções de metrópole. Essa inversão gerou um grande descontentamento em Portugal, que acabou culminando no segundo evento que ajudou a catalisar a independência do Brasil: a Revolução Liberal do Porto, em 24 de agosto de 1820.
Com a crescente tendência das cortes portuguesas em tornar efetivo o projeto de recolonizar o Brasil, em praticamente todas as províncias do país começaram a se ouvir clamores independentistas. Apesar das divergências entre a aristocracia rural e as camadas urbanas populares, a pressão sobre o príncipe regente para que se decantasse a favor da independência do Brasil crescia gradualmente. Até que, em 7 de setembro de 1822, após receber uma carta do seu pai na qual exigia que D. Pedro voltasse a Portugal e acatasse as ordens do rei e das cortes portuguesas, o príncipe regente percebeu que deveria tomar uma decisão importante.
Estando às margens do riacho Ipiranga, localizado na região onde se encontra atualmente o bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo, o príncipe regente expressou sua decisão bradando a famosa frase Independência ou morte!, ato que acabou ficando mais conhecido historicamente como o episódio do Grito do Ipiranga. Com esse ato simbólico, o longo processo de emancipação política do Brasil chegava ao seu ponto decisivo, levando Dom Pedro a ser aclamado imperador do Brasil em 12 de outubro de 1822 e coroado quase dois meses depois, em 1º de dezembro do mesmo ano, recebendo o título de D. Pedro I.
Hoje em dia, as comemorações do Dia da Independência do Brasil ocorrem em todo o território nacional, com a realização de desfiles, solenidades públicas, espetáculos musicais e diversos tipos de manifestações patrióticas.
E para marcar esta data tão importante do calendário cívico a escola JK, Manoel de Lima Paz e Creche Tia LIli se juntaram nas comemorações no ginásio de esportes da Escola Jk

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Abertura da semana da Pátria

É bastante fácil criticar os políticos e os governantes pelas dificuldades da nossa pátria. Isso já é muito importante, porque não podemos ser passivos (as) e acomodados (as).

Mas a Semana da Pátria nos coloca num desafio maior: se o Brasil é nosso, e também é meu, que tipo de pátria queremos fazer dele? Como podemos participar dessa história? O que vamos legar aos que vierem depois de nós?
Assim pensando os professores de história da EEEFM Juscelino Kubitschek de Santa Luzia realizaram o projeto A força jovem na política “Consciência cidadã” e durante esta semana estarão socializando os trabalhos onde os alunos e professores coordenadores do projeto estarão refletindo sobre a consciência cidadã na política.
Nesta terça pela manhã os alunos do 8º ano coordenados pela profª Márcia promoveu a reflexão sobre os estatutos do idoso, ECA, Lei Maria da Penha, LDB entre outros.