sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Governo promove debates sobre inovações na educação

 O Governo do Estado de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza nesta terça-feira (11), encontros para discutir temáticas diversificadas sobre a mesma matriz: trazer inovações e melhorar a educação ofertada pelo Estado.  Os temas estão sendo: o Programa de Formação Continuada dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental para professores e tutores – Pró-Letramento, o curso de formação para professores do programa das classes de aceleração da aprendizagem e o encontro “Refletido sobre a violência nas escolas”.

Para atender a diversidades dos temas, os eventos acontecem simultaneamente no espaço do Rondon Palace, na Capital, com solenidade de abertura única, que teve início às 8horas. Entre os participantes dos encontros, existem representantes de todos os municípios do Rondônia, numa estimativa de mais de 200 pessoas,  dentre as quais se fazem representar o  Ministério Público de Rondônia, o Conselho Estadual da Criança e Adolescente (CONEDCA), a Polícia Militar, entre outros órgãos da sociedade civil que são envolvidos e sensibilizados com as temáticas abordadas.
 
Na fala de abertura, a secretária de Educação, Isabel Luz, fez questão de ressaltar que a Seduc, por meio da sua gerencia de educação, vem implantando e expandido progressivamente seus projetos de melhoria da qualidade do ensino nas escolas em todo o Estado. “A união de esforços do Governo de Rondônia com os servidores da educação tem prevalecido em todo o processo de elaboração das ações e, atualmente, a Seduc já atende com classe de Aceleração da aprendizagem 12 escolas e 190 alunos da rede estadual de ensino”, afirma a secretária.

Sobre o Pró-Letramento, enfatizou ainda que a Seduc vem oferecendo suporte à ação pedagógica dos professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental, contribuindo para elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem de língua portuguesa e matemática, além de propor situações que incentivem a reflexão e a construção do conhecimento como processo contínuo de formação.

Com a preocupação de trazer o debate e dentro deles soluções, a equipe técnica multidisciplinar da Seduc vem trabalhando o tema violência dentro das escolas junto às coordenadorias regionais de educação e as escolas, visando preparar e pontuar novas realidades sociais, buscando dar tratamento e apontando soluções sobre a violência no ambiente escolar. “A Seduc observa que deve-se ter um olhar mais universal, principalmente, por aqueles que pensam sobre a educação”, disse Isabel Luz.
 

Fonte: Seduc/GE
Texto: Madalena Marcelino/Ascomv

Seduc amplia sua política de formação de RH

A secretária de estado da Educação, Isabel Luz, anunciou que uma nova política de formação de pessoal está em curso na Seduc e, por meio dela, uma diversificada gama de ações administrativas e complementares será ofertada até 2014 pelo Governo da Cooperação para docentes e não-docentes da rede estadual de ensino.

“Sob a orientação do governador Confúcio Moura, estamos dando musculatura a todo um processo que está culminando na oferta de cursos de pós-graduação (MBA) para técnicos das coordenações regionais, dos núcleos e de departamentos da Seduc; na revitalização do ensino médio com mediação tecnológica; na realização da Feira Literária; na oferta de mestrado na área de História para professores das escolas estaduais; em cursos de inglês e espanhol e intercâmbio; e também em curso de biblioteconomia e arquivologia. Fazemos isso por acreditar que a qualificação profissional é determinante para alcançarmos e mantermos a elevação do nível do ensino, além de propiciar novos horizontes, inclusive salariais, a professores, técnicos e servidores do setor”, apontou a secretária.

Demais servidores

Não somente os professores serão beneficiados pela nova estratégia de qualificação viabilizada pelo Governo da Cooperação por meio da Seduc. Parcela significativa dos quase 30 mil servidores e técnicos da educação, como merendeiros, auxiliares de serviços gerais, servidores administrativos e secretários escolares também será contemplada pela nova política de capacitação da pasta da Educação.

Texto: Carlos Coqueiro (Ascom/Seduc)

Professora de Rondônia é escolhida para intercâmbio de cinco meses nos Estados Unidos

Publicado por: Rolnews.com.br em 20/09/2012 às 18:29:03

Foi publicada na terça-feira (18), a lista com o resultado do Programa Líderes Internacionais em Educação - ILEP 2013. A professora Patrícia Pereira Ferreira, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Campos Sales, em São Francisco do Guaporé está entre os seis professores finalistas que irão passar 5 meses estudando em Washington, nos Estados Unidos.
Depois de um longo processo de avaliação que envolveu análise documental; práticas pedagógicas; entrevistas em inglês, via telefone, com a comissão da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília; viagem para Manaus para a  realização do exame de proficiência em língua inglesa, exigido para se estudar em universidades estrangeiras de língua inglesa; análise de todo o material pela equipe brasileira de seleção que lhe permitiu ficar entre os vinte pré-selecionados;  e após uma rigorosa análise do material dos candidatos de toda parte do mundo pelo comitê internacional de seleção do programa, a Embaixada dos Estados Unidos juntamente com o Consed divulgou a relação dos professores selecionados.
O grupo de professores viajará em Janeiro para Washington, para se juntar com um grupo com mais de 70 professores de língua inglesa de todos os continentes. Segundo Patrícia Miranda, o ILEP 2013 será um divisor de águas em sua carreira como professora. “Participar de um programa internacional como o ILEP é um privilégio e uma oportunidade fantástica para qualquer professor de inglês. Serão cinco meses de contato diário com a língua inglesa e também com culturas diferentes, pois seremos um grande grupo, heterogêneo, com professores de todas as partes do globo”, disse Miranda.
“Estarei adquirindo novos conhecimentos, mas essa também será uma oportunidade de levar não somente a cultura brasileira, mas a de Rondônia e, especialmente, a do Vale do Guaporé para o mundo”, finalizou.
ILEP
O Programa Líderes Internacionais em Educação (International Leaders in Education Program) é voltado para professores de língua inglesa que atuam nas escolas públicas e tem como objetivo o aperfeiçoamento no ensino do idioma. O evento é promovido pela Embaixada dos Estados Unidos em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
O curso tem duração de cinco meses e acontecerá entre os meses de janeiro e maio de 2013, nos Estados Unidos. Durante o programa, os professores participam de treinamento intensivo em metodologias e estratégias de ensino, planejamento de aula, liderança e uso de tecnologias. O curso inclui ainda estágio em uma escola de ensino médio norte americana.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Escolas de Santa Luzia estudam Referencial Curricular de Rondônia.





As Escolas Juscelino Kubitschek, Marechal Rondon e CEEJA Domingos Vona de Santa Luzia, nesta terça 18 de setembro através da ação articulada e orientação da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), reuniu seu corpo técnico para realizar o estudo do Referencial Curricular de Rondônia.
Os técnicos da CRE Rolim de Moura Paulo Afonso Ribeiro Chefe da Seção Pedagógica e os professores coordenadores de áreas Simone e Everaldo Lins trataram sobre a importância do Referencial Curricular em contribuir com a inclusão escolar de toda a população educacional, de propiciar condições de permanência e sucesso na escola, de melhorar a qualidade do processo ensino e aprendizagem, de fornecer às escolas informações e orientações sobre estratégias pedagógicas atualizadas e de contemplar as especificidades regionais.
O diretor da escola Juscelino Kubitschek ao abrir os trabalhos agradeceu a presença dos técnicos e dos professores presentes e acrescentou que para melhorar a educação e o desempenho no IDEB necessitamos do empenho e a dedicação de todos.











sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Abertura dos Jogos Escolares Internos

Neste 7 de setembro data em que o Brasil comemora sua independência de Portugal a escola Juscelino Kubitschek de Santa Luzia Celebra a abertura dos Jogos escolares Interno com as seguintes modalidades: Futsal, vôlei, queimada, damas e xadrez.
Segundo os profissionais de Educ. Física da escola o principal objetivo e a integração entre as turmas e despertar o espírito esportivo dos alunos.