sábado, 19 de março de 2011

Encerramento semana da Cidadania


Durante esta semana nossa escola promoveu vários eventos, tais como: palestras, oficinas e teatros voltados para o tema cidadania. 
 A Escola é uma realidade histórica em processo continuo. É preciso que seja entendida como uma instituição voltada para a realização da prática pessoal e social, tendo em vista a ampliação dos conhecimentos.
            Partindo desse pressuposto a Escola Juscelino Kubitschek, em cumprimento de sua função social trabalhou durante a semana de 14 a 18 de março, o projeto Semana da Cidadania. Para a realização do mesmo contamos com o apoio dos discentes, docentes e palestrantes que discorrerão sobre diversos temas voltados para a informação, reflexão e ampliação dos conhecimentos.
 Nesse ano abordamos no projeto temas importantes para os nossos alunos. Para isso na terça feira contamos com a palestra sobre educação sexual com a enfermeira Tatiana, na quarta feira o professor Everaldo Lins da UNIR discutiu com nossos professores a questão ético racial, na quinta feira tivemos as acadêmicas do nono período de psicologia da FAROL Kêzia Rosa de Souza e Veruska Gabriela Vanzim da Silva trazendo para os nossos alunos a questão da bulying.
Essas atividades propiciaram um ambiente de discussão, reflexão e troca de informação, permitindo com que nossos alunos reflitam e ampliem seus conhecimentos.
O caráter social da vida dos seres humanos é um processo, uma construção na qual cada indivíduo participa na relação com os outros. Essas relações são mediadas pelas instituições a qual eles convivem. As vivências de cada um cruzam-se na construção coletiva da sociedade e de culturas.
 As relações humanas são essências no processo de construção individual e na construção coletiva, nesse processo a cidadania é também construída através dos tempos. Sendo a escola, uma instituição criada pela sociedade para educar as futuras gerações, deve se preocupar também com a construção da cidadania, que tem como base a garantia de uma vida digna e a participação na vida política e pública para todos.
É comum nesta semana as crianças de cada turma se organizarem e prepararem várias atividades: como danças e peças teatrais com o auxilio das professoras para socializarem no encerramento.

quarta-feira, 16 de março de 2011

Semana da Cidadania_3



A Escola é uma realidade histórica em processo continuo. É preciso que seja entendida como uma instituição voltada para a realização da prática pessoal e social, tendo em vista a ampliação dos conhecimentos.

Partindo desse pressuposto a Escola Juscelino Kubitschek, em cumprimento de sua função social trabalhará durante a semana de 14 a 18 de março, o projeto Semana da Cidadania. Para a realização do mesmo contaremos com o apoio dos discentes, docentes e palestrantes que discorrerão sobre diversos temas voltados para a informação, reflexão e ampliação dos conhecimentos.

Tivemos ontem 15/03 terça - feira a enfermeira Tatiane abordando com nossos alunos a questão da sexualidade na adolescência e prevenções de doenças sexualmente transmissíveis Nesta quarta 16/03 o professor Everaldo Lins debateu com os professores a questão ético Racial

terça-feira, 15 de março de 2011

SEMANA DA CIDADANIA_2



Neste dia 15 de março de 2011 as 09h30m  aconteceu na EEEFM JUSCELINO KUBISCHEK de santa Luzia D’Oeste, a abertura da semana da cidadania na abertura o diretor da escola José Nilton de Oliveira falou da importância do tema a programação da escola durante a semana, após a fala o diretor convidou todos para cantar o Hino Céus de Rondônia. Em seguida a enfermeira Tatiana palestrou sobre o tema EDUCAÇÃO SEXUAL, enfocando temas como gravidez precoce, DST e prevenção. A palestra foi dividida em dois momentos no primeiro momento a referida enfermeira falou para os alunos do ensino fundamental e em seguida para os alunos do ensino médio. Cada momento da palestra teve duração de aproximadamente uma hora, após cada fala da mesma foi aberto para questionamentos onde todos os alunos tiveram oportunidade de tiras suas dúvidas sobre o tema abordado. Quanto ao tema foi de interesse da comunidade estudantil sendo bem questionado. Participaram desta palestra O tema teve grande importância para aqueles que participaram sendo bem questionado em relação a temática por parte dos alunos. O trabalho teve como suporte técnico a Equipe gestora sendo eles o Diretor Jose Nilton de Oliveira, Professor Fernandes do Laboratório de Informática, supervisoras Jaqueline e Margareth. Professor (es) Jose Donizete, Célio Anjo, Márcia, Dalva, Maria Ilda, Rosineide, Paula, Bernadete, Valceli, Ivone.

sábado, 12 de março de 2011

SEMANA DA CIDADANIA

Comemoramos na semana de 14 a 18 de março a semana da cidadania e nesta semana nossa escola promove vários eventos, tais como: palestras, oficinas, teatros entre outros. É comum nesta semana as crianças de cada turma se organizarem e prepararem várias atividades como danças e peças teatrais com o auxilio das professoras.


CIDADANIA o que é?
A palavra CIDADANIA é derivada de cidadão, que vem do latim civitas.
Na Roma antiga, o conjunto de cidadãos que constituíam uma cidade era chamado de civitate.
A cidade era a comunidade organizada politicamente. Era considerado CIDADÃO aquele que estava integrado na vida política da cidade.
Naquela época, e durante muito tempo, a noção de cidadania esteve ligada à idéia de privilégio, pois os direitos de cidadania eram explicitamente restritos a determinadas classes e grupos.
A definição de cidadania foi sofrendo alterações ao longo do tempo, seja pelas alterações dos modelos econômicos, políticos e sociais ou como conquistas, resultantes das pressões exercidas pelos excluídos dos direitos e garantias a poucos preservados, num rico processo histórico que deixamos de abordar, por não constituir o propósito deste trabalho.
O fato, é que, modernamente, uma vasta quantidade de direitos já está estabelecida pela lesgilação, direitos esses que alcançam todos os indivíduos, sem restrições.
Mas, se já estão assegurados a todos esse direitos e liberdades, o leitor poderá, com razão, indagar qual o sentido deste trabalho.
O que ocorre, na verdade, é que, embora garantidos pela Constituição Federal e pelas leis, o que se verifica, na prática, é uma reiterada e ostensiva inobervância desses direitos de cidadania contra a maioria da população excluída dos bens e serviços desfrutados pelas elites.
O grande desafio é, portanto, além de incorporar novos direitos aos já existentes, intergrar cada vez um número maior de indivíduos ao gozo dos direitos reconhecidos.
Podemos então, concluindo este capítulo, definir Cidadania como:
UM CONJUNTO DE DIREITOS E LIBERDADES POLÍTICAS SOCIAIS E ECONÔMICAS, JÁ ESTABELECIDOS OU NÃO PELA LEGISLAÇÃO.
Já Exercício da Cidadania é a forma de fazer valer os direitos garantidos. Exigir a observância dos direitos e zelar para que não sejam desrespeitados.


quinta-feira, 10 de março de 2011

Palestra “segurança dos dados pessoais e confidenciais nas mídias sociais e comunidades virtuais.”.

Preocupados com o crescente número de acesso e aberturas de contas on-line nas redes sociais e sendo o Brasil o terceiro maior país com índice de usuários on-line a EEEFM Juscelino Kubitschek através de sua equipe gestora e equipe pedagógica trouxeram o acadêmico do 4º período do curso de sistema de  informação da FAROL Fábio Batista Barbosa para estar tratando deste assunto.

A palestra teve como publico alvo os alunos dos nonos anos do ensino fundamental e o ensino médio do período diurno.
A palestra aconteceu no refeitório da referida escola em quatro períodos de uma hora cada onde o palestrante chamou a atenção para os principais problemas das mídias sociais tais como a exposição de dados pessoais, a exposição de objetos e bens de conquista, divulgação de fotos e vídeos, o pouco cuidado que se tem com dados pessoais e cadastros e o uso indevido de imagens.
Alertou ainda para o cuidado com as empresas na contratação, como os criminosos utilizam a internet, como se proteger no mundo virtual e como ter um mínimo de privacidade.


veja fotos:


sábado, 5 de março de 2011

História do carnaval

O carnaval é uma festa que se originou na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos. 

A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.
 Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular. Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência européia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje. 

A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qtualidade.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola


URL: http://www.brasilescola.com/carnaval/historia-do-carnaval.htm