terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Aparelho multimídia chega a 20 mil escolas este semestre


Projetor, computador, televisão, aparelho de som, microfone e DVD. Um só aparelho, desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com as universidades federais de Pernambuco e de Santa Catarina, substitui todos os equipamentos citados pelo preço unitário de R$ 1,4 mil. O projetor ProInfo será produzido pela mesma empresa responsável pelas urnas eletrônicas usadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. 


O pedido inicial, de 20 mil aparelhos, para atender o Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), do MEC, está em fase de produção. As unidades devem chegar às salas de aula de escolas públicas até o fim deste semestre.


Além dos ganhos financeiros e pedagógicos, o principal destaque da inovação tecnológica é o ganho de tempo. “Antes, o professor precisava deslocar os estudantes até um laboratório ou levar TV com vídeo e projetor até a turma, fora o trabalho de conectar cabos e fazer testes”, explica José Guilherme Ribeiro, diretor de infraestrutura em tecnologia educacional do MEC.


Com o projetor ProInfo, a burocracia diminui. O aparelho pesa pouco mais de quatro quilos e pode ser conectado à internet apenas com uma tomada. Não é preciso configurá-lo, nem instalar softwares. Equipado com sistema wireless, ele permite o acesso à internet e projeta o conteúdo em qualquer parede.


Em dezembro de 2010, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) fez registro de preço para o projetor. Os municípios, estados e Distrito Federal podem adquiri-lo com recursos próprios ou de outras fontes por meio de adesão à ata de registro de preços decorrente do Pregão nº 42/ 2010. O registro apresenta preço — válido por um ano — divulgado pela empresa que ganhou o processo licitatório. Inicialmente, a produção mínima é de 20 mil aparelhos, mas o edital prevê a compra de até 80 mil. “Com os 20 mil aparelhos que serão distribuídos a escolas públicas neste semestre, beneficiaremos indiretamente 15 milhões de estudantes”, diz José Guilherme. 


Parceria — A criação do equipamento mobilizou cerca de 20 pesquisadores e 300 escolas públicas. As escolas testaram os aparelhos e sugeriram mudanças. Orientador educacional em uma das escolas que testaram o projetor ProInfo no Distrito Federal, o professor Wellinton Maciel acompanhou de perto a parceria responsável pela criação do dispositivo. “Os professores sugeriram mudanças no peso, no formato e até mesmo na posição da tomada”, revela.


O principal benefício, de acordo com o professor, está no fator motivador. “Acoplar o conteúdo a som, imagem e movimento deixa os estudantes envolvidos”. Para driblar a possibilidade de acesso a material não confiável pela internet, Maciel sugere páginas certificadas pelo MEC. O Portal do Professor, por exemplo, contém aulas prontas em formato multimídia. “Tem também o Domínio Público. É bastante conteúdo”, afirma.


Ana Guimarães

Palavras-chave: tecnologia, projetor ProInfo

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Confúcio Moura abre ano letivo na rede estadual e anuncia qualidade e valorização

07/Fev/11 - 17:37
 
 Porto Velho, 7 de fevereiro de 2011 - O governador Confúcio Moura abriu oficialmente na manhã desta segunda-feira (7), na Escola Estadual Barão dos Solimões, o ano letivo em Rondônia e garantiu investimentos para melhorar a qualidade do ensino e também a qualificação e valorização para os servidores da educação. *

“Vamos começar o ano letivo quase com a mesma cara do ano passado, mas vamos implantar gradativamente um modelo de gestão que visa o melhoramento da qualidade do ensino e da valorização dos professores e profissionais de educação, incluindo a questão salarial”, afirmou o governador.

Moura relembrou quando estudava, na década de 60, quando o professor era valorizado e o aluno tinha um bom desempenho na escola. “Tanto que sempre estudei em escola pública e depois me formei também em universidade pública”, disse, alertando a importância da educação para o desenvolvimento do país.

A cerimônia aconteceu em Porto Velho e simultaneamente nas demais 412 escolas espalhadas por todo o estado, nas quais 256.341 alunos estudarão. Os dados são de 2010, divulgados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

O secretário de Educação, Jorge Elarrart, informou que no primeiro semestre deste ano será realizado um levantamento da real situação das escolas para no segundo semestre iniciar as reformas e revitalização das unidades escolares.

O governador Confúcio Moura também anunciou, durante seu pronunciamento, que o professor que tem 40 horas/aula trabalhará 26 horas, as outras quatro horas, se o professor quiser trabalhar em sala de aula, receberá hora extra. E as 10 horas restantes será para planejamento de aulas.

Em seguida Confúcio Moura fez entrega simbólica de materiais escolares para os alunos e presenciou uma aluna e uma funcionária da escola Barão dos Solimões plantarem uma muda de mogno - árvore que será o símbolo da nova administração do estado e do projeto Novo Amanhã, da Seduc. 
 
 
Fonte: Decom
Autor: Texto: Eleni Caetano - Fotos: Marcos Freire

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Abertura ano letivo 2011 Escola Jusc. Kubitschek

O ano letivo de 2011 teve início nesta segunda dia 07/02 com a abertura dos portões as 07:00hs com uma programação diferente dos anos anteriores. No portão de entrada os diretores recepcionavam os alunos, após esta recepção o responsável pelo cerimonial em nome da família JK desejou as boas vindas aos alunos, funcionários e pais de alunos ali presente, em seguida foi formado a mesa das autoridades e a apresentação dos funcionários lotados nesta escola neste ano letivo, no discurso das autoridades o diretor falou das suas expectativas e anseios para esta nova empreitada e desejou sucesso aos alunos e funcionários. Na seqüência o professor Eduardo deu a aula inaugural, dando seqüencia a professora Mirian falou da importância da preservação do meio ambiente, a técnica pedagógica Madalena falou da finalidade da plantação de uma muda de mogno, após as palestras os alunos foram convidados para a cerimônia da plantação da muda de mogno  e para finalizar foi lida a carta de intenção assinado pelo governador Confúcio Moura. 

Veja fotos ao lado.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

A SEMANA PEDAGÓGICA – 2011 - ESCOLA JUSCELINO KUBITSCHEK


Professores e funcionários da Escola Juscelino Kubitschek estiveram reunidos entre os dias 01 a 04 de fevereiro para participar da Semana Pedagógica que teve como objetivo promover momentos de reflexões para redefinir uma nova prática pedagógica que seja inovadora, tornando mais eficiente as situações de ensino-aprendizagem, No dia 01 de fevereiro o diretor da escola, professor José Nilton de Oliveira, fez a abertura da reunião apresentando sua equipe de trabalho, além de dar as boas vindas à todos os funcionários da instituição. Falou da importância do trabalho em equipe e que conta com a colaboração de todos para o bom andamento dos trabalhos. A professora Maria Constantino vice diretora expôs sobre a programação do dia, destacando também sobre o trabalho em conjunto e desejando à todos um bom trabalho. Após este momento os gestores se deslocaram para Representação de Ensino para uma vídeo conferência. A supervisora Margareth apresentou o Calendário Escolar expondo sobre os feriados e dias letivos para 2011. Em relação ao dia 11 de maio e o dia 13 de dezembro (Feriado Municipal ficou definido que não será letivo com apoio de 17 (dezessete) pessoas num total de 29 (vinte e nove) participantes. Em seguida a Supervisor Jaqueline apresentou os dados da Prova Brasil referente ao desempenho de 2005 e 2009, comparando dados e esclarecendo como é composto essas informações e os critérios utilizados para o cálculo da média final da Prova Brasil. Na oportunidade foi ainda divulgado os resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) referente ao Município de Santa Luzia D’Oeste - RO. Foi destacada a importância dos professores trabalharem esta avaliação, orientando sobre como potencializá-los com relação ao bom desempenho. O professor Fernandes Timóteo Milagre., coordenador do laboratório de informática orientou os professores para divulgarem à seus alunos a necessidade de fazer o CPF, pois é necessário o mesmo para fazer a inscrição. E destacou que é imprescindível realizar a inscrição logo quando o MEC lança o edital, uma vez que no final a um grande acúmulo, além do site se congestionar.

No dia 02 de fevereiro a programação ficou sob responsabilidade da Representação de Ensino com a presença da Srª Representante, na pessoa da professora Zulmira Senhora de Brito, toda a equipe técnica e pedagógica desta representação, além de contar com a participação dos funcionários das Escolas Estaduais e Municipais e da Secretária Municipal de Educação, professora Sofia Juliana. As atividades iniciaram-se às 08:40 h com a composição da mesa de autoridades e execução do Hino de Santa Luzia, logo após a professora Ione, mestre de cerimônia, passou a palavra para os convidados

O segundo dia ficou também marcado pelas palestra do Professor Dirceu Bettiol com o tema: AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NA SALA DE AULA: ASPECTOS DA CONVIVÊNCIA ENTRE PROFESSOR E ALUNO, destacando alguns problemas que afetam a relação de convivência em sala como: Falta de relacionamento entre o professor e o aluno que cria instabilidade emocional e insegurança e a prepotência por parte do professor em achar que sabe tudo e que o aluno não sabe nada. Na seqüência a Professora Cleonice Santana coordenadora da faculdade UNISSIALVI iniciou sua palestra discorrendo sobre motivação no trabalho. Em sua fala ela relatou que: Carisma é um dom divino, sobrenatural, atribuído a pessoas excepcionais e visto geralmente como uma característica da maioria dos líderes;

No dia 03 de fevereiro a supervisora Margareth apresentou em slides a Portaria nº 1001/2008, lendo e explicando cada artigo do referido documento. Em seguida passaram a estudar a Portaria nº 1281/2010 que trata sobre as Altas Habilidades, para isso, organizaram cinco grupos que posteriormente fariam a socialização. O primeiro grupo debateu os Art. 1º e 2º, o grupo II os Art. 3º e 4º, o terceiro grupo ficou responsável pelos Art. 5º e 6º, o grupo IV debateu os Art. 7º , 8º e 9º e assim encerrou a socialização da referida portaria. Finalizando o dia foi apresentado pela equipe pedagógica a Estatística Final referente ao ano de 2010

O dia 04 de fevereiro, o diretor José Nilton, fez a abertura comentando sobre a importância da organização, o trabalho em equipe, sobre o transporte escolar entre outros; Logo depois, a supervisora Margareth, juntamente com os professores e demais participantes do encontro elaboraram a pauta para Aula Inaugural do dia 07 de fevereiro. Na programação o Professor Eduardo da Silva Barros ficou responsável para uma aula diferenciada com a participação de todos os alunos, além de acolher os calouros; Para o Hino Nacional a Professora Paula Francinet juntamente com o Professor Murilo Ferreira de Abreu ficaram responsáveis em cantar o Hino Nacional; Também ficou decidido que a Professora Mirian Pereira Suave seria convidada para palestrar sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. Os docentes escolheram uma frase para ser exposta num cartaz, sendo a seguinte: Sejam bem vindos para somar em mais um ano na missão educacional.
Fotos janela ao lado.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Semana pedagógica


O ano letivo de 2011 da EEEFM. Juscelino Kubitschek de Santa Luzia D'Oeste teve inicio neste dia 01/02 com a apresentação dos professores e a tomada  de ciência das suas respectivas lotações.
Para iniciar a nova equipe gestora que é composta pelo profº José Nilton de Oliveira (diretor) e a Profª Maria Constantino (vice-diretora) se apresentaram e disseram de suas expectativas com relação ao ano letivo de 2011 e em seguida a equipe pedagógica que é composta por Margareth e Jakeline também se apresentaram e também se disseram muito otimistas nesta nova missão.