segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Plano Nacional de Educação

Plano Nacional de Educação

Formatura PROERD 2010 Escola Jusc. Kubitschek

 No dia 27 de novembro de 2010, ocorreu nas dependências da Escola JK, a Formatura do PROERD, com os alunos dos 7º anos. O número de formandos desse ano soma-se 85, No entanto por causa do mau tempo compareceram em média 50 alunos, e muitos pais.
O evento contou com a presença do Representante de Ensino Antonio João da Penha, O Comandante da PM Nascimento, A diretora Jossane, o vice diretor Gerson, Professora Cléa, que representou aos demais professores das turmas, o Policial civil Danilo Representando ao pais, o Delegado do Município Eduardo Calixto Bernardo, Contamos ainda com a Presença do Ilustríssimo Instrutor do PRORED o PM Roni Evangelista e sua família.
Para a abertura do evento foi cantando hino nacional após as alunas Karla Loyse Braz Ramos e Gabrieli Aquino Araújo fizeram a leitura de uma oração. Em seguida ocorreu o discurso da Diretora Jossane que parabenizou o Pm Roni por mais essa turma de formandos. Em seguida As alunas Rayane, Letícia e Lauany  apresentaram coreografias da musica Seja diferente do Grupo Arte Nascente. Após o Representante de Ensino falou da importância do Programa das escolas para a prevenção as drogas e a violência.
Outra programação foi a aluna Karine que cantou a música Adonai da cantora Fernanda Bruna. Após o pai Danilo ressaltou o quanto é importante para os filhos esse programa, pois o mesmo orienta de como agir em determinadas situações, além de trazer as crianças o conhecimento sobre as drogas.
Após foi apresentado mais uma coreografia com a Seja diferente do Grupo Arte Nascente com as alunas Nayara e Letícia. Após o Delegado Eduardo, Falou do Trabalhos dos policias civis em relação as drogas no município, após ressaltou que esse programa é importante pois o mesmo previne, ou seja age antes das crianças conhecerem as drogas e aconselhou aos alunos a nunca terem a curiosidade de experimentarem, pois é assim que começa o caminho da dependência que na maioria das vezes é um caminho sem volta.
As alunas Dhandara e Suelen Neves fizeram a leitura da Poesia vida Sim Drogas não. Após o Comandante Nascimento falou da importância do trabalho do policial Roni, que é esse tipo de trabalho que vai diminuir o numero de usuário e de traficante no futuro em nosso município. Após as alunas Suelem e Mickaely apresentaram a coreografia da musica Pó parar com o pó da Cantora Jack
Dando continuidade ao evento o Instrutor Roni Evangelista agradeceu ao apoio do Comandante, d representante que abriu as portas da Seduc para esse programa, bem como a Diretora da Escola que permitiu que esse trabalho fosse desenvolvido na escola. Agradeceu o apoio da Professora Madalena que acompanha o PROERD desde o inicio e que agora acompanha também no programa JCC. O Roni em seu discurso falou da finalidade do programa que é formar multiplicadores na prevenção ao uso de drogas e à violência de uma forma geral, além de conscientização as crianças e adolescentes sobre a necessidade de uma vida saudável e digna.  Em seguida a aluna Gesiane fez a leitura do Juramento.
Após foi feita a entrega dos certificados, para isso cada familiar presente ia a frente para entregar o Certificado para seu familiar. Ao finalizar o vento a professora Madalena agradeceu a refrigeração Urupá e América pelo empréstimo do compressor, a supervisora Jaqueline, vice diretor Gerson, aos professores Israel, Cléa, Bernadete,  Ivone e  Marizete, ao rapaz João Marcos e ao Guarda Hélio por terem ornamentado o espaço para a formatura, bem como ao Fernandes  responsável pelo montagem do som. Por ultimo agradeceu a presença de todos que estavam presentes, pois foi à presença de cada um que foi responsável pelo sucesso do evento.


Maria Madalena da Silva Queiroz



Veja Fotos
+ fotos

terça-feira, 23 de novembro de 2010

NOVA DATA

Por motivos climáticos e a falta de energia no dia 20 de novembro a noite não foi possivel acontecer a socialização do projeto "Exu: eu tenho um sonho" organizado pelos alunos da escola JK e coordenado pelos professores de história e geografia desta escola. a direção da escola juntamente com a equipe pedagógica, professores e alunos vem a público convidá-los para nesta quinta dia 25 de novembro apartir das 19:00h prestigiar o fechamento do projeto onde haverá apresentação de danças, desfile das belezas negras da escola JK, músicas, apresentação de um documentário produzido por alunos e professores e algumas comidas tipicas.

Escola Estadual de Pimenta Bueno é considerada a melhor de Rondônia pelo IDEB

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Anísio Serrão de Carvalho, localizada no município de Pimenta Bueno, se destacou como a melhor escola do Estado de Rondônia, recebendo nota máxima no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A escola alcançou a média de 6,2 nas séries iniciais do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, nota que supera a meta prevista pelo Ministério da Educação para o ano de 2021. A escola Anízio Serrão atende cerca de 780 alunos do Ensino Fundamental e Médio.
No ano de 2007 a escola também ficou bem classificada, com a segunda melhor nota do estado, e agora, em 2009 ganhou destaque de 1º lugar na avaliação. A diretoria da escola, através da diretora, professora Geralda de Castro e da vice-diretora, Eliane Cristina, acrescenta que, “Nós trabalhamos muito para elevar esses índices e conseguimos superar a nota de 2007, porém nosso trabalho continua”, disse a diretora.
Os alunos também contam com a colaboração dos professores para as aulas de reforço nas matérias que a equipe gestora identifica que há uma dificuldade no aprendizado do aluno, as aulas acontecem no contra turno, ou seja, aqueles que estudam no período da manhã recebem o reforço a tarde e vice e versa.
A secretária de Educação do Estado, Irany Freire, parabenizou a escola pela classificação e afirmou que esse resultado é fruto da colaboração de todos os envolvidos no processo educacional. “Toda a equipe gestora da escola, os pais e alunos são responsáveis por esse resultado e estão de parabéns. O Governo do Estado também prioriza a educação de forma contínua e investe na capacitação desses profissionais para que possam melhorar o ensino e a aprendizagem em sala de aula”, disse a secretária.
Fonte: http://www.rondoniaovivo.com/

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

CONVITE

A escola Juscelino Kubitschek, através dos alunos e juntamentecom os professores: José Nilton, Marcia, Valceli, Miriam, Maria Ilda e Juacyvan têm a honra de convidar V Sª para a apresentaçãodo projeto "Exu: eu tenho um sonho".
Visando fortalecer a identidade e direitos, rompendo com imagens negativas contra negros, ampliando o acesso a informação sobre a diversidade do país.
Teremos apresentações de dança, desfile das belezas negras da escola JK, músicas, apresentação de um documentário produzido por alunos e professores e algumas comidas típicas.
Contamos com você neste sábado dia 20/11/2010 apartir das 19h00m nas dependências da Escola






sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares




O Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares tem como objetivos:
  • ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas;
  • apoiar a implantação e o fortalecimento de conselhos escolares;
  • instituir, em regime de colaboração com os sistemas de ensino, políticas de implantação e fortalecimento de conselhos escolares;
  • promover em parceria com os sistemas de ensino a capacitação de conselheiros escolares;
  • estimular a integração entre os conselhos escolares;
  • apoiar os conselhos escolares na construção coletiva de um projeto educacional no âmbito da escola, em consonância com o processo de democratização da sociedade;
  • promover a cultura do monitoramento e avaliação no âmbito das escolas, para a garantia da qualidade da educação.

Parceiros
A execução do programa é de responsabilidade da Secretaria de Educação Básica (SEB), por intermédio da Coordenação-Geral de Sistemas (CGS) do Departamento de  Fortalecimento Institucional e Gestão Educacional (DFIGE). O programa conta com a participação de organismos nacionais e internacionais em um grupo de trabalho constituído para discutir, analisar e propor medidas para sua implementação.
Participam do Grupo de Trabalho do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares:
  • Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
  • União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
  • Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
  • Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
  • Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
  • Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Capacitação
Várias estratégias são utilizadas para a qualificara atuação dos  conselheiros escolares, entre elas:
Encontros presenciais de formação para técnicos e dirigentes das secretarias municipais e estaduais da educação e para conselheiros escolares.
  • curso a distancia para a capacitação de conselheiros escolares, técnicos e dirigentes das secretarias de educação, que atuam como multiplicadores na formação de conselheiros.
  • Parcerias entre as secretarias municipais e estaduais da educação e o Ministério da Educação, para a realização de cursos de capacitação de conselheiros escolares, utilizando o material didático produzido especificamente para o programa.
  • Encontro Nacional de Formação dos técnicos das secretarias estaduais e municipais de educação responsáveis pela implementação e o fortalecimento do Conselho Escolar, com o objetivo de capacitar, trocar experiências, na garantia da gestão democrática da escola.
  • E neste sentido a escola Juscelino Kubitschek de Santa Luzia D'Oeste vem se preparando para entrar nesta nova era de forma dinâmica e eficiente .
veja + fotos