segunda-feira, 28 de junho de 2010

Começa Fórum para Elaboração do Plano de Educação em Rondônia

O Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou na manhã desta terça-feira (22), a solenidade de abertura do Fórum Estadual para Elaboração do Plano de Educação de Rondônia (PEE). O evento que acontece até quinta-feira (24), prevê a criação de políticas públicas voltadas para a educação rondoniense com ações de curto, médio e longo prazo para os próximos dez anos. *
Aprovado pela Assembléia Legislativa, o Plano Estadual de Educação terá força de lei e norteará as políticas públicas no período de 2011 a 2020. “Hoje o nosso plano está se tornando realidade. A professora Marli Cahulla lutou muito por isso e devemos agradecer por essa iniciativa. Esse plano não é do governo e sim do estado como um todo, mas ele só foi possível graças ao apoio do nosso governo, que não mede esforços para melhorar a educação em nosso Estado”, disse a Secretária da Educação Irany Freire ao oficializar a abertura do Fórum.
O texto preliminar do Plano foi elaborado e consolidado pelo Comitê Gestor Interinstitucional formado por órgãos do poder executivo, legislativo, judiciário e representantes da sociedade civil, instituído pelo Governo do Estado através do Decreto nº 14.112 de 2 de março de 2009.
Em seguida, foram incorporadas as contribuições dos municípios com a realização dos 33 fóruns regionais, resultando no documento que deverá ser consolidado no fórum estadual. “Iniciamos timidamente esse plano, mas hoje ele começa a ser concretizado. Os nossos professores precisam desse norteador na educação. Eu sempre digo que a estrela da educação são os nossos alunos, devemos sempre valorizar os nossos profissionais, para garantir uma educação de qualidade e é por isso que trabalhamos muito a formação continuada, o nosso estado é o que mais oferece formação para os educadores. E creio que em 40 ou 50 dias vamos lançar esse plano e sair a frente de outros estados mais uma vez” ressaltou a Primeira Dama e Secretária de Assuntos Estratégicos, professora Marli Cahulla.
O PEE é um procedimento que requer a participação conjunta de todos. “Este é um processo participativo e democrático, que tem um papel importante na educação”, afirmou Valmir Souto, coordenador do Comitê do Plano Estadual.
Além da Secretária de Educação Irany Freire, da Primeira Dama e Secretária de Assuntos Estratégicos, professora Marli Cahulla e do Coordenador do Comitê do Plano Estadual, também estiveram presentes na solenidade o secretário-adjunto da Seduc, professor Pascoal de Aguiar, que ministrou o primeiro dia do Fórum e diversas autoridades da educação, poder executivo, legislativo, judiciário e representantes da sociedade civil.

Municípios Participantes
Estão participando do Fórum que vai estabelecer e deliberar prioridades que serão consolidadas, visando garantir a execução das políticas públicas democraticamente construídas para uma educação de qualidade, os municípios de: Alta Floresta, Alvorada, Ariquemes, Buritis, Cabixi, Cacoal, Cerejeiras, Colorado D’Oeste, Costa Marques, Corumbiara, Espigão D’Oeste, Extrema, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Machadinho, Mirante da Serra, Monte Negro,Nova Brasilândia, Nova Mamoré, Novo Horizonte, Ouro Preto D’Oeste, Pimenta Bueno, Porto Velho, Presidente Médici, Rolim de Moura, Santa Luzia, São Francisco do Guaporé, São Miguel, Seringueiras, Urupá, Vale do Anari e Vilhena.
O município de Santa Luzia d'Oeste esteve assim representado:
Câmara Educação infantil pela professora Dalvanir Braulino Bezerra (Esc Marechal Rondon);
Câmara Ensino Fundamental Raquel Braz Odorico Ramos (escola JK)
Câmara de Ensino Médio Jossane Perine da Silva (Esc JK).

Câmara Educação Superior Olinda
Câmara  de Financiamento e Gestão Antonio João da Penha (representante de REN/SEDUC/SLO
Câmara de Formação de professores e valorização do magistério Daniel(SINTERO)

Segundo a Diretora da Escola Juscelino Kubitschek de Santa Luzia d'Oeste a representatividade  do municipio de Santa Luzia d'Oeste neste Fórum de Educação para a consolidação do Plano decenal foi focado no objetivo de um plano exequível para ser aprovado pela assembleia legislativa.