segunda-feira, 25 de maio de 2009

MEGA EVENTO









A EEEFM. Juscelino Kubitschek de Santa Luzia D’Oeste - RO cediou neste dia 19 de maio de 2009 as 19h30m um mega evento que contou com a participação dos alunos do 8º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio das escolas Marechal Rondon, Domingos Vona, Juscelino Kubitschek e Arthur Costa e Silva (Alto Alegre).
Após a composição da mesa O representante de Ensino senhor Antonio João da Penha e a diretora da escola Juscelino Kubitschek Jossane Perini agradeceram a presença de todos desejando boas vindas.
O evento teve como palestrante a pedagoga e psicóloga Maria Gláucia Linhares Batista que falou sobre o empreendedorismo enfocando a educação empreendedora no município. Destacou ainda a importância do empreendedorismo, bem como acreditar nos sonhos e tentar dar vida aos mesmos.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Obrigado Senhor!

Obrigado , Senhor , pela mãe que você me deu ...
... por todas as Mães do mundo
... pelas mães brancas , de pele alvinha ...
... pelas pardas , morenas ou bem pretinhas ...
... pelas ricas e pelas pobrezinhas ...
... pelas mães - titias , pelas mães -vovós , pelas madrastas -mães ,
... pelas professoras - mães ...
... pela mãe que embala ao colo o filho que não é seu ...
... pela saudade querida da mãe que já partiu ...
... pelo amor latente em todas as mulheres , que
desperta ao sentir desabrochar em si uma nova vida ...
... pelo amor , maravilhoso amor que une mães e filhos ...
Eu lhe agradeço , Senhor !

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Parabéns pelo seu dia mãe



SEGUNDO DOMINGO DE MAIO - DIA DAS MÃES

O Dia das Mães é comemorado não somente no Brasil, mas em muitos outros países. O Presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, em 1914 oficializou a data de 09 de maio, para prestigiar as mães americanas. Já em Portugal o Dia das Mães é festejado no primeiro domingo de maio e no Brasil desde 1932, por decreto do Presidente Getúlio Vargas é celebrado no segundo domingo do quinto mês do ano.

As mamães são homenageadas de janeiro a dezembro. Alguns países comemoram o dia das mães em fevereiro, outros em abril, alguns em agosto, outros em outubro ou dezembro. Na Palestina e no Líbano é festejado no primeiro dia da primavera e na Iugoslávia duas semanas antes do Natal.

O perfil da “mamãe” do século XXI é diferente das “tradicionais mamães”, que eram exclusivamente do lar, dedicando-se em tempo integral aos filhos, ao esposo e as prendas domésticas. Hoje, a mulher tem múltiplas atividades, trabalho fora de casa e vem se destacando como profissional em todas as áreas, inclusive na política, mas nem por isso o seu lado materno deixa a desejar.

Mãe é palavra que expressa amor, carinho, afeto, aconchego. Mãe lembra fada, lembra estrela, lembra luz, lembra a Virgem Maria. Apesar do cordão umbilical ser cortado quando a mãe expulsa de seu ventre o filho ao mundo, um forte vínculo continua os unido, quando o bebê suga de seus seios o alimento necessário à vida, quando as mãos das mães conduz a criança para seus primeiros passos, quando rezam pelo sucesso dos filhos e quando esperam ansiosas os filhos dos filhos para cobrir de amor e afeto, sentimentos que sempre se multiplicam em seu coração.

Ela entende as fases de seus filhos, perdoa rebeldia dos adolescentes, compreende quando eles crescem e tem vergonha de pedir colo, sofre quando eles partem, mas maior que a saudade é a alegria de vê-los crescer, progredir, formar seus próprios ninhos.

Por tudo o que foi dito, e por muito mais que ficou por dizer a respeito da “Mulher Mãe”, que concebe filhos, que carrega por nove meses o rebento em seu útero ela é amada, venerada, respeitada. Por isso o “Dia das Mães” é festejado durante os doze meses do ano.

Ninguém melhor que Mario Quintana, o grande poeta gaúcho, para expressar a todas as mães brasileiras o nosso amor, na data que lhe é consagrada, segundo domingo do mês de maio, que este ano de 2009, é no dia nove do mês das flores, mês das noivas, mês de Maria. Ele descreveu “Mãe” assim:

“Mãe... são três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras...
E nelas cabe o infinito...
Para louvar nossa mãe,
Todo bem que se disse
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer...
Palavra tão pequenina
Bem sabe os lábios meus
Que és do tamanho do céu
E apenas menor que Deus!”







Maria Dilma Ponte de Brito Brito
Publicado no Recanto das Letras em 27/04/2009
Código do texto: T1561988