quinta-feira, 30 de abril de 2009

A bênção do trabalho

O trabalho é uma lei natural.
Da mesma forma que a alimentação e o sono, ele é imprescindível para uma vida equilibrada e saudável.
A necessidade de laborar constitui um precioso auxiliar do progresso.
Ao movimentar seu corpo e sua inteligência para atingir um objetivo, o homem aprimora-se.
No setor profissional a criatura vê-se obrigada a certas disciplinas que depois carreia para os demais setores de seu viver.
Em sua profissão, a pessoa precisa observar horários, ser gentil e cordata, acatar determinações dos superiores.
Essa disciplina, com o tempo, burila os aspectos mais ásperos da personalidade.
A obediência gradualmente vai reduzindo o âmbito de atuação da vaidade e do orgulho.
A pontualidade torna-se um saudável hábito, que evidencia respeito pelos semelhantes.
A gentileza, a princípio forçada, lentamente torna-se um modo de ser.
A inteligência, ao concentrar-se na solução de específicos problemas, ganha novo brilho e expande-se.
Assim, sob os aspectos intelectual e moral, o trabalho é uma bênção.
Mesmo quem possui fortuna, necessita trabalhar como um imperativo de equilíbrio.
É que o desempenho de um ofício dá ao homem a possibilidade de ser um elemento útil na sociedade.
Essa sensação de utilidade faz bem ao ser humano, permitindo-lhe vislumbrar uma finalidade maior em sua existência.
Contudo, muitas pessoas consideram o trabalho como se fosse um castigo.
O final de semana é aguardado como uma libertação, ao passo que a segunda-feira é amplamente lastimada.
Grande contingente de homens deseja aposentar-se o mais cedo possível.
Eles não se preocupam se com isso se tornarão pesados para a sociedade, por inúmeras décadas.
No anseio de livrar-se do dever de trabalhar, contam em anos, meses e dias o tempo que falta para sua aposentadoria.
Tal modo de pensar e sentir evidencia uma percepção equivocada do viver.
A vida não possui como objetivo o descanso.
Descansar de forma periódica e temporária é necessário para a restauração das forças.
Mas a finalidade da vida é o aperfeiçoamento contínuo, proporcionado pela utilização dos próprios talentos na construção de um mundo melhor.
Ao tornar-se inativo, todo organismo vivo tende para a decrepitude. O movimento e a atividade garantem a manutenção do vigor.
O problema é que muitos se equivocam na escolha de suas atividades.
A ganância freqüentemente faz com que a profissão seja escolhida mais pela boa remuneração que proporciona do que pela vocação.
Ocorre que desempenhar voluntariamente uma atividade de que não se gosta, podendo-se optar por outra, constitui um enorme peso colocado sob os próprios ombros.
O trabalho não se destina somente a garantir a sobrevivência. Ele também deve proporcionar satisfação íntima.
É o que se dá quando alguém sabe que faz bem algo de que gosta e que possui utilidade para os outros.
Mas mesmo quando não se ama a profissão exercida, é possível desempenhá-la com competência e boa vontade.
Basta que o profissional sinta que está fazendo sua parte na construção de um mundo melhor.
Que ele vislumbre a importância do que faz para a harmonia do meio social em que se insere.
Assim, ame o seu trabalho.
Considere-o uma bênção que o auxilia a ser melhor a cada dia.

Relatório semana da cidadania

Nesse ano de 2009 a semana da cidadania ocorreu a partir do dia 13 de abril com alunos do Ensino fundamental e médio do período matutino, vespertino e noturno.
No dia 13 de abril ocorreu à abertura da semana da Cidadania, os alunos foram reunidos no pátio, coordenados pelo vice-diretor Israel Cardoso de Oliveira, foi cantado o Hino Nacional brasileiro, em seguida o professor Israel trouxe alguns temas reflexão, sobre o que é cidadania, o que é ser cidadão. A professora Márcia Cecília Fortunato, trouxe para reflexão o aspecto histórico da semana da cidadania, como foi conquistado, o porquê é importante ser trabalhada essa semana, e os temas, ressaltando a importância de se trabalhar esses temas não só durante esse período mais durante o ano inteiro, pois são temas de grande importância no dia-a-dia de todos nós. A professora Maria Aparecida Abreu contribui com a abertura falando sobre ser cidadão, contribuições para se fazer um mundo melhor. No período vespertino a abertura ocorreu como no período matutino, os alunos foram reunidos no pátio, o professor Geraldo Gabliel ressaltou a questão do que é ser patriota. O professor Florentino Ohnezorge falou sobre a questão do respeito, o exercício da cidadania, respeitando limites de cada cidadão e a relação entre direitos e deveres. Contamos também com a professora Mirian Pereira Suave, e os alunos Daniela Monteiro Falcão e Rodrigo Ferreira Barbosa, que falaram sobre atitudes cidadãs. A professora Margareth Maria Pereira coordenadora pedagógica da REN, o representante de ensino Antônio João da Penha, eles contribuíram trazendo para reflexão, sobre ser cidadão, o que é ser cidadão, qual a importância de se trabalhar com a semana da cidadania, ações que realizamos que transforma nossas vidas e a vida de outras pessoas, como o não desperdício de água, jogar lixo no lixeiro e não na rua, etc.
Durante essa semana ocorreram palestras sobre diversos temas, para ter um melhor aproveitamento e compreensão sobre os temas os palestrantes decidiram palestrar no refeitório, para grupos de quatro turmas. Pois assim fica mais fácil para que ocorram questionamentos. Durante todas as palestras foi passada uma caixinha com papeluchos, para que os alunos escrevessem suas dúvidas sobre os temas palestrados.
No dia 14 de abril no período matutino e vespertino ocorreu palestra com o professor de educação física Eduardo Barros, a palestra foi sobre: os distúrbios alimentares, nessa palestra ele falou sobre os principais distúrbios, anorexia, bulimia, obesidade, vigorexia, transtorno de comer compulsivo. Abordou a definição, as causas mais prováveis, os sintomas, as principais formas de tratamento.
A metodologia usada pelo professor foi bem diversificada, usou slides com fotos e ilustrações e vídeos, com o intuito de ajudar em uma melhor compreensão por parte dos os alunos, pois assim prendeu a atenção dos alunos.
No decorrer da palestra a caixinha com os papéis foi passando para que os alunos pudessem escrever suas duvidas em forma de questionamento. Após falar sobre os assuntos o professor Eduardo respondeu as questões levantadas. Algumas das questões, feita pelos alunos nessa palestra segue em anexo.
Nesse dia 14 as turmas do período matutino que participaram da palestra foram os alunos do 6º A, 6º B, 7º A, 7º B; no período vespertino as turmas que participaram dessa palestra foram os alunos do 6º C, 7º C, 7º D e 8º C, após o recreio as turmas que participaram foram os alunos do 8º D, 9º C, 9º D e 1º C. No dia 16 no período matutino, as turmas que participaram das palestras foram os alunos do 8º A, 8º B, 9º A e 9º B. No período vespertino as turmas que participaram da palestra foram os alunos dos 1º D, 2º C, 2º D e 3º B. No dia 23 de abril as turmas que participaram foram a do 1º B, 2° A, 2º B e 3º A. A mesma palestra foi ministrada para alunos do período noturno no dia 15 de abril.
No dia 15 de abril o tema abordado foi sobre o Aborto, que teve como palestrante a enfermeira Tatiane, com o auxilio da Adilene. Os alunos que participaram dessa palestra foram os alunos do Ensino médio do período matutino. No período vespertino e noturno a palestra ocorreu no dia 16 de abril.
De inicio a Enfermeira Tatiane fez o diagnóstico com os alunos sobre o que é aborto, e se são a favor ou contra o aborto. Os alunos escreveram suas opiniões em papéis que foram entregues para eles, após a enfermeira Tatiane leu as opiniões dos alunos.
Após ela começou sua palestra falando sobre o que é aborto, os tipos de aborto, como são feito, as conseqüências de um aborto, o mal que traz para uma mulher. Passou para os alunos a mensagem carta de um bebê para sua mãe. Durante a palestra os alunos escreveram sua duvidas e questionamentos e ao final a enfermeira respondeu a todas as perguntas levantadas pelos alunos.
No dia 17 de abril, ocorreu uma palestra sobre Africanidade o que é cidadania. Esses temas foram abordados pelos alunos Adevania Ribeiro João, Alaide Aparecida Ribeiro, Rosicléia Capelini, Ricardo Martins de Abreu e Amizael Cândido de Carvalho do 2º ano A, coordenados pela professora Márcia Cecília Fortunato. Os alunos do 9º A, 9º B, 1º A, 1º B 2º A, 2º B e 3ºA, do período matutino que participaram da palestra. No período vespertino os palestrantes foram os alunos Rosicléia Capelini, Ricardo Martins de Abreu, participaram da palestra os alunos do 8º C, 8º D 9º C, 9º D, 1º C e 1º D .
De inicio a professora Márcia Fortunato fez uma reflexão sobre o que é ser cidadão, e porque é importante ocorrer à semana da cidadania. Em seguida os alunos cantaram o Hino Nacional brasileiro. Após os alunos falaram sobre as ações que atrapalham o desenvolver da cidadania. Em relação a esse tema foi falado sobre o racismo, seu conceito; o preconceito, as formas de preconceito; falaram sobre personalidades negras que lutaram por seus ideais como Antonieta de Barros, Carolina Maria de Jesus, Nelson Mandela, Zumbi dos Palmares e outros. Também foi falado sobre o individualismo; a falta de respeito com os direitos e o não cumprimento dos deveres; e a violência. Outros tópicos trabalhados foram em relação à preservação do patrimônio público e o analfabetismo. Foram colocadas duas mensagens em vídeo: a primeira com o título Nunca desista e a segunda sobre Negritude e beleza.
Esse debate foi interessante porque os alunos puderam ouvir de seus colegas sobre os negros que fizeram história, por nunca desistir de seus ideais. Assim os alunos puderam ver e ouvir sobre esses personagens e suas lutas, ainda ouviram de seus colegas sobre o que é ser cidadão e as ações que ajudam e/ou prejudicam nossas vidas, como o preconceito, racismo, individualismo e a importância de se preservar patrimônios públicos como, por exemplo, a nossa escola. Com os temas abordados os alunos puderam debater sobre muitos temas e ver a importância de se respeitar às diferenças de cada um, assim como valorizar a beleza negra existente em cada um de nós.
No dia 20 de abril no período matutino com os alunos do 7º A, 8º A, 8º B, 9º A e 9º B. No período vespertino as turmas que participaram foram os alunos do 7º C, 8º C, 8º D, 9º C e 9º D. A palestra abordou o tema da gravidez na adolescência, o qual foi palestrado pela aluna Gislaine Landvoigt Oliveira e o tema Aborto, pela aluna Elizama Menezes de Marcedo, ambas do 2º ano. O trabalho dos alunos foi coordenado e assessorado pela professora Cristiane Bettiol.
A palestra sobre gravidez na adolescência foi discorrido sobre: a definição de adolescência, a realidade brasileira, a visão de meninos e meninas sobre a adolescência. Abriram espaço para o questionamento: porque será que cada vez mais adolescentes estão ficando grávidas? Se ocorre pela falta de conhecimento, a baixa escolaridade, influência da mídia ou colegas, falta de uso de contraceptivos. As maiores dificuldades encontradas pelos adolescentes que engravidam na escola e na família. Para um melhor entendimento passaram um vídeo com depoimentos de meninas e meninos que engravidaram, esses adolescentes relatam as dificuldades que encontraram, as consequências na escola como o abandono, o baixo desempenho; na família, os desaforos; com os amigos a exclusão e perante a sociedade, relataram também as consequências na saúde.
No tema aborto foi discorrido sobre definição, os tipos de aborto, consequências na saúde e na vida. Passaram um vídeo que abordou o tema sobre os tipos de aborto e consequências. No final do tema, passaram uma mensagem. Após falar sobre os dois temas a professora Cristiane Bettiol respondeu as questões que foram escritas pelos alunos no decorrer das palestras.
Nessa palestra deu para perceber que um grande numero de alunos não tinham conhecimentos sobre os assuntos, somente uma pequena percentagem de alunos tinha conhecimento parcial sobre os temas. A nosso ver essa palestra veio de encontro com a curiosidade e a falta de conhecimento dos alunos referente ao tema. Essa palestra propiciou um pouco de informação muito importante para os alunos. Entretanto esse tema é muito importante, faz-se necessário disponibilizar um maior tempo para tratar sobre esses assuntos, pois o numero de questões foi muito grande, e não só sobre esse tema, mas as questões eram voltadas para curiosidades e dúvidas que estavam no pensamento de nossos alunos.
No dia 22 de abril, o tema abordado pela enfermeira Tatiane foi a respeito da Dengue. Essa palestra foi realizada para os alunos do Ensino médio do período matutino. Nessa palestra a enfermeira falou sobre o que é a Dengue, como é transmitida, os quatro tipos de dengue e características de cada tipo. Dando ênfase aos tipos de dengue aparente, clássica e a dengue hemorrágica. Em cada tipo de dengue ela descreveu os sintomas a forma de tratar os sintomas e expôs nos slides fotos chocantes sobre cada tipo de dengue, explicou sobre que esse problema não tem vacina, o melhor meio para combater essa doença é cada um fazer a sua parte na limpeza dos quintais.
Passou informação sobre os cuidados com o lixo, plantas, jardins, caixas d’água, calhas, tonéis, etc. enfatizando que o melhor meio para se proteger é a prevenção. No final respondeu alguns questionamentos, e fizeram à entrega de panfletos explicativos sobre a prevenção da dengue.
Durante essa semana era prevista a palestra sobre pedofilia com os alunos do ensino fundamental e médio em todos os períodos, com o comandante Beto, entretanto ela não ocorreu por causa do não comparecimento do palestrante. A palestra sobre a dengue também estava prevista para os períodos vespertino e noturno, entretanto não ocorreu devido o adiamento solicitado por parte da supervisora Maria Constantino junto ao responsável. Essa palestra poderá ocorrer em outro dia, dependendo da disponibilidade, dos palestrantes.


Florentino Ohnezorge
Supervisor
Maria Madalena da Silva Queiroz
Supervisora
Jossane Perini da Silva
Diretora Escolar
Israel Cardoso de Oliveira
Vice-diretor Escolar

Veja fotos da abertura período matutino

Veja fotos abertura período vespertino

veja fotos palestra aborto

Veja fotos palestra Gravidez matutino

Veja fotos palestra gravides vespertino

Veja fotos Palestra Marcia matutino

Palestra Marcia Vespertino

terça-feira, 28 de abril de 2009

Trabalhos do 8º ano "D"

Estes trabalhos foram executados e apresentados como requisito parcial para avaliação no 1º bimestre do ano letivo de 2009, na disciplina de Ciências, do 8º ano "D" da EEEFM Jusc. Kubitschek de Santa Luzia, ministrada pela professora Cristiane.

Anorexia.

Dietas.

A importância da água para os seres humanos.

Vitaminas.

Doenças causadas por alimentos.

Salmonella.

Calorias.

Bactérias e Botulismo.

terça-feira, 21 de abril de 2009

No feriado, Cassol entrega ambulâncias, certificados e assina convênios

Ivo Cassol iniciou a sua maratona de trabalho, às 8:00hs, na Escola Estadual Juscelino Kubistchek , em Santa Luzia do Oeste. Acompanhado do senador Expedito Júnior, dos deputados estaduais Luiz Claudio, Kaká Mendonça e Tiziu Jidalias, o governador foi recebido pelo prefeito lusa da Cassol e reafirmou que o Estado será parceiro do município, que enfrenta várias dificuldades para retomar seu equilíbrio financeiro e administrativo. “Santa Luzia estava praticamente sem uma ambulância, pois a única que dispomos, está em péssimo estado. Esse novo veículo vai oferecer mais segurança, agilidade e conforto a quem precisar”, declarou o prefeito Lusa. Além da ambulância, Cassol também entregou certificados de conclusão de cursos profissionais.
O governador também entregou uma ambulância para São Felipe e certificados e em seguida se deslocou até Pimenta Bueno, onde na Escola Estadual Anísio Serrão foi recebido pelo prefeito Augusto Plaça, juntamente com vereadores e lideranças locais. O deputado Valdivino Tucura também prestigiou a solenidade, e entregou mais uma ambulância e certificados de conclusão de cursos de qualificação profissional.



Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social


Veja Fotos




segunda-feira, 13 de abril de 2009

Semana da Cidadania

A Escola é uma realidade histórica em processo continuo. É preciso que seja entendida como uma instituição voltada para a realização da prática pessoal e social, tendo em vista a ampliação dos conhecimentos.

Partindo desse pressuposto a Escola Juscelino Kubitschek, em cumprimento de sua função social trabalhará durante a semana de 13 a 17 de abril, o projeto Semana da Cidadania. Para a realização do mesmo contaremos com o apoio dos discentes, docentes e palestrantes que discorrerão sobre diversos temas para voltados para a informação, reflexão e ampliação dos conhecimentos. Nesse ano abordaremos no projeto temas importantes para os nossos alunos. Para isso contaremos com palestra sobre distúrbios alimentares: a anorexia, a bulimia e a obesidade essa palestra será para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e para alunos do Ensino Médio, palestra sobre a pedofilia com alunos do 6º ao 9º ano, planeta sustentável, dengue, voltado para todas as modalidades e sobre o aborto para os alunos do Ensino Médio.

Essas atividades propiciarão um ambiente de discussão, reflexão e troca de informação, permitindo com que nossos alunos reflitam e ampliem seus conhecimentos.


O caráter social da vida dos seres humanos é um processo, uma construção na qual cada indivíduo participa na relação com os outros. Essas relações são mediadas pelas instituições a qual eles convivem. As vivências de cada um cruzam-se na construção coletiva da sociedade e de culturas.

As relações humanas são essências no processo de construção individual e na construção coletiva, nesse processo a cidadania é também construída através dos tempos. Sendo a escola, uma instituição criada pela sociedade para educar as futuras gerações, deve se preocupar também com a construção da cidadania, que tem como base a garantia de uma vida digna e a participação na vida política e pública para todos.

Esse projeto tem como enfoque levar os alunos a compreender a cidadania, visando o reconhecimento do direito de falar e ser ouvido e que busquem por condições que garantam uma vida saudável a todas as pessoas.

Dessa maneira, durante a semana da cidadania a Escola Juscelino Kubitschek abrirá espaço ao dialogo e participação, desenvolvendo palestras com vários temas, envolvendo a ética, saúde, valores, direitos e deveres. Contando com apresentações e participação dos alunos, professores e palestrantes. Com essas atividades a escola estará propiciando oportunidade para que os estudantes, docentes e comunidade se tornem protagonistas de fato da construção da cidadania participativa.

Que os alunos nesse projeto tenham orientação e compreendam que o compromisso em se mostrar cidadão nas ações do cotidiano na família e no meio social do qual faz parte. Pois ser cidadão é um processo que deve ser continuo e constante na vida das pessoas

Cidadania

O que é cidadania?
Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. Ser cidadão é nunca se esquecer das pessoas que mais necessitam. A cidadania deve ser divulgada através de instituições de ensino e meios de comunicação para o bem estar e desenvolvimento da nação.

A cidadania consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, respeitar os mais velhos (assim como todas às outras pessoas), não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado, desculpe, por favor e bom dia quando necessário... até saber lidar com o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros grandes problemas que enfrentamos em nosso país.

"A revolta é o último dos direitos a que deve um povo livre para garantir os interesses coletivos: mas é também o mais imperioso dos deveres impostos aos cidadãos."
Juarez Távora - Militar e político brasileiro.
Como surgiu a cidadania?
A idéia de cidadania surgiu na Idade Antiga, após a Roma conquistar a Grécia (séc. V d.C.), se expandindo para o resto da Europa. Apenas homens (de maior) e proprietários de terras (desde que não fossem estrangeiros), eram cidadãos. Diminuindo assim a idéia de cidadania, já que mulheres, crianças, estrangeiros e escravos não eram considerados cidadãos.

Na Idade Média (2ª era - séc. V até XV d.C.), surgiram na Europa, os feudos (ou fortalezas particulares). A idéia de cidadania se acaba, pois os proprietários dos feudos passaram a mandar em tudo, e os servos que habitavam os feudos não podiam participar de nada.

Após a Idade Média, terminaram-se as invasões Bárbaras, terminando-se também os feudos, entrando assim, em uma grande crise. Os feudos se decompõem, formando cidades e depois países (Os Estados Nacionais).

Entra a 3ª era (Idade Moderna - séc XV ao XVIII d.C). Os países formados após o desaparecimento dos feudos foram em conseqüência da união de dois grupos: o Rei e a Burguesia.

O Rei mandava em tudo e tinha um grande poder, graças aos impostos que recebia. Com todo esse dinheiro nas mãos, o rei construía exércitos cada vez mais fortes, além de dar apoio político à Burguesia.

Em conseqüência dessa união, a Burguesia ficava cada vez mais rica e era ela quem dava apoio econômico aos Reis (através dos impostos).

Com o tempo, o Rei começou a atrapalhar a Burguesia, pois ele usava o poder para "sacaneá-la". A Burguesia ficava cada vez mais rica e independente, vendo o Rei como um perigo e um obstáculo ao seu progresso. Para acabar com o Absolutismo (poder total do Rei), foram realizadas cinco grandes revoluções burguesas:

Revolução Industrial;
Iluminismo (Revolução Filosófica);
Revolução Francesa (A maior de todas);
Independência dos Estados Unidos;
Revolução Inglesa.
Todas essas cinco revoluções tinham o mesmo objetivo: tirar o Rei do poder.

Com o fim do Absolutismo, entra a Idade Contemporânea (séc. XVIII até os dias de hoje), surgindo um novo tipo de Estado, o Estado de Direito, que é uma grande característica do modelo atual. A principal característica do Estado de Direito é: "Todos tem direitos iguais perante a constituição", percebendo assim, uma grande mudança no conceito de cidadania.

Por um lado, trata-se do mais avançado processo que a humanidade já conheceu, por outro lado, porém, surge o processo de exploração e dominação do capital.

A burguesia precisava do povo e o convencia de que todos estavam contra o Rei e lutando pela igualdade, surgindo assim, as primeiras constituições (Estado feito a serviço da Burguesia).

Acontece a grande contradição: cidadania X capitalismo. Cidadania é a participação de todos em busca de benefícios sociais e igualdade. Mas a sociedade capitalista se alimenta da pobreza. No capitalismo, a grande maioria não pode ter muito dinheiro, afinal, ser capitalista é ser um grande empresário (por exemplo). Se todos fossem capitalistas, o capitalismo acabaria, ninguém mais ia trabalhar, pois não existiriam mais operários (por exemplo).

Começaram a ocorrer greves (pressão) contra os capitalistas por parte dos trabalhadores, que visavam uma vida melhor e sem exploração no trabalho.

Da função de político, o homem passa para a função de consumidor, o que é alimentado de forma acentuada pela mídia. O homem que consome satisfaz as necessidades que outros impõem como necessárias para sua sobrevivência. Isso se mantém até os dias de hoje (idéia de consumo). Para mudar essas idéias, as pessoas devem criar seus próprios conceitos e a escola aparece como um fator fundamental.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Após ter explanado em sala de aula o tema "doenças" a professora e Biologa Cristiane Bettiol após ter dividido seus alunos em grupo cobrou deles como resultado final uma apresentação onde um grupo pesquisaria sobre uma determinada doença e socialisasse com os demais companheios o resultado de suas pesquisas. Contando com o apoio do LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA desta escola nesta quarta feira, 01 de abril os alunos do 2º Colegial "C" e "D" apresentaram seus trabalhos veja algumas fotos.